Ao chegar ao final desta reflexão, que foi
publicado como uma série de artigos, pudemos perceber a misericórdia de Deus
presente em toda a obra Lucana, especialmente relatada na parábola do Bom
Samaritano (Lc 10,25-37).
Começamos a ver desde o início dos artigos a
unidade entre os dois textos elaborados por Lucas (Evangelho e Atos dos Apóstolos).
Vimos que o evangelista Lucas é historiador e pesquisador, porém que não faz
história ao modo atual, mas faz historiografia sagrada, pois sua intenção é
teológica, ou seja, evangelizar as comunidades cristãs espalhadas pelo Império
Romano, comunidades cujos membros são na sua grande maioria gentios disponíveis
a acolher a Boa Nova de Jesus Cristo.
Seguindo a lógica do evangelista, chegamos a
tratar diretamente sobre os ensinamentos do Jesus misericordioso. Para isto
ilustramos com algumas perícopes encontradas no Evangelho de Lucas onde se nota
o agir de Jesus a favor dos mais necessitados, ensinando aos discípulos e
fariseus como devem praticar a misericórdia, principalmente com os excluídos
pela Lei judaica, por exemplo, o caso da viúva de Naim, a mulher pecadora e
outras.
Jesus revela a misericórdia de Deus através
de vários acontecimentos, ensinamentos, atos e gestos na vida quotidiana e no
caminho para Jerusalém. Pudemos perceber que, no Evangelho de Lucas, o rosto
que apresenta a misericórdia de Deus é uma pessoa concreta, é Jesus de Nazaré.
Ele veio para cumprir o desígnio definitivo do Pai amoroso e misericordioso de
salvar a todos e não apenas o povo de Israel.
Vimos que, com essas práticas e gestos
demonstrados durante o caminho para Jerusalém, Jesus estava chegando a um ponto
central para ensinar quem é o próximo, e este foi o objeto de estudo da nossa
pesquisa e reflexão da última parte. Mostramos que, para ser discípulo de
Jesus, o seguidor deve ser igual a Ele, ou seja, praticar a misericórdia com o
mais necessitado, misericórdia revelada no amor ao próximo. Ao estudar a
perícope de Lc 10,25-37 pudemos enxergar mais de perto a teologia da
misericórdia divina presente em Lucas.
Ora, para aproximar mais ainda da teologia Lucana,
o nosso texto se concentrou na perícope do Bom Samaritano de Lc 10,25-37, que
foi o ápice da nossa reflexão. Vimos que o samaritano sentiu compaixão ao ver o
homem que caiu na desgraça, foi interpelado e aceitou a improvisação da viagem,
pois agiu com o coração. Tudo isso Lucas nos mostrou através da parábola
estudada, ou seja, a misericórdia. Por trás do texto o evangelista nos mostrou
sutilmente que o samaritano era o próprio Jesus.
Agradeço muito àquelas pessoas que me
incentivaram para produzir estas reflexões. E, para encerrar, diria que ser
cristão não é muito fácil. Por isso, o Papa Francisco não se cansa de
dizer-nos: “Nosotros, los cristianos,
estamos llamados a salir de nuestros muros para llevar a todos la misericordia
y la ternura de Dios” (tradução literal: nós, os cristãos, estamos chamados a sair de nossos muros para levar a
todos a misericórdia e a ternura de Deus).
Assumo toda crítica que possa construir meu
conhecimento, eis o meu e-mail: casicavevi@yahoo.com
Por:
Leia também os artigos anteriores da série “O Jesus misericordioso em Lucas”:
5. Encontros que despertam misericórdia;
6. Ensinamentos sobre a misericórdia em Lucas;
7. Parábolas da misericórdia e Teologia da palavra em Lucas;
8. O Bom Samaritano;
6. Ensinamentos sobre a misericórdia em Lucas;
7. Parábolas da misericórdia e Teologia da palavra em Lucas;
8. O Bom Samaritano;
Segue abaixo as Referencias Bibliográficas usadas durante
a reflexão:
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2004.
- BÍBLIA SAGRADA. Tradução da CNBB.
São Paulo: Editora Canção Nova, 2012.
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- BOVON,
François. El Evangelio según Lucas II
(Lc 9,51—14,35). Salamanca:
Sigueme, 2002.
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Paulo: Edições Vida Nova, 1989.
- CARMO, Solange Maria do. Jesus, Boa-nova universal de Deus:
estudo bíblico-catequético a partir de At 10,1-11,18. 1.ed. Goiânia: Scala,
2014. v.1.
-______. Jesus, Boa-nova universal de Deus: estudo bíblico-catequético a
partir de At 10,1-11,18. 1.ed. Goiânia: Scala, 2014. v.2.
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ao terceiro evangelho e à sua teologia. São Paulo: Loyola, 2003.
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5.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
- FITZMYER, Joseph A. El
evangelio según Lucas: traducción y comentario - cap. 8, 22 –8,14.Madrid: Cristiandad, 1987. v.3.
- JOÃO PAULO II. Reconciliatio et
Paenitentia: Exortação apostólica pós-sinodal ao episcopado, ao clero e aos
fiéis sobre a reconciliação e a penitência na missão da Igreja hoje.7. ed. São
Paulo: Paulinas, 2009.
- LANCELLOTTI, Ângelo; BOCCALLI,
Giovanni. Comentário ao evangelho de São
Lucas. Petrópolis: Vozes, 1979.
- L’EPLATTENIER, Charles. Leitura do Evangelho de Lucas. São
Paulo: Paulinas, 1993. (Pequeno comentário bíblico).
- MOSCONI, Luis. Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. Para cristãos e cristãs do
novo milênio. 8.ed. São Paulo: Loyola, 2007.
- MURAD, Afonso. Quem é essa mulher?: Maria na Bíblia. São Paulo: Paulinas, 1996.
- PIKAZA, Javier. A teologia de Lucas. 2.ed. São Paulo: Paulinas, 1985.
- RUSCONI, Carlo. Dicionário do grego
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Tradução Pedro Lima Vasconcellos. São Paulo: Paulinas, 1999. v. 1.
- SILVA, Cássio Murilo Dias da. Metodologia da exegese bíblica. São
Paulo: Paulinas, 2000. (Bíblia e História).
- STÖGER, Alois. O Evangelho Segundo Lucas: 1ª parte. Petrópolis: Vozes, 1973. v. 3.