Postagem em destaque

SANTA MARIA VIRGEM: MÃE DA DIVINA PROVIDÊNCIA

Patrona da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas). Solenidade (no sábado anterior ao III domingo de novembro). Depois...

Follow by Email

Nossa Senhora Mãe da Divina Providência

O quadro de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, venerado na Igreja de São Carlos ai Catinari em Roma, é uma tela de Scipione de Gaeta (1550-1597), pintor da escola de Rafael, considerado como o Van Dyck italiano.
Essa pintura foi colocada no altar do Oratório situado no primeiro andar da casa, onde os religiosos se reúnem habitualmente para orar. A obra foi doada aos Barnabitas em 1677.
Foi o barnabita, Padre Pietro Maffetti, pároco de São Carlos, que em 1732 teve a ideia de colocar o quadro de Nossa Senhora para a veneração dos fiéis. Para tal empreendimento, foi encarregado o irmão barnabita, Pietro Valentini, de fazer uma reprodução do original. No dia 12 de Julho de 1732, o quadro foi colocado num pequeno corredor que servia de passagem aos religiosos que do convento se dirigiam à igreja.
Sob o quadro, padre Maffetti mandou escrever: "MATER DIVINAE PROVIDENTIAE", Mãe da Divina Providência. Não se sabe o porquê da escolha desse título. Provavelmente os filhos de Santo Antônio Maria Zaccaria, os padres Barnabitas e as Irmãs Angélicas, já invocavam a Virgem com esse título. Historicamente desde 1613 os Barnabitas tinham decidido colocar na torre dos sinos da igreja de São Paulo, em Bolonha, uma estátua da virgem, com o título de "Virgem Bem Aventurada da Divina Providência".
A atual Capela de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, na Igreja de São Carlos ai Catinari, é de 1848. Uma peculiaridade encontrada na imagem da Mãe da Divina Providência é a interpretação de que o menino que a Virgem traz em seus braços não é o Menino Jesus, mas sim, toda a humanidade (Repare que o menino não é representado com auréola na cabeça, como a virgem!). Então, é Maria que intercede à Divina Providência pelas nossas necessidades e nos leva em seus braços.
Que Deus, pela intercessão da Mãe da Divina Providência e de Santo Antônio Maria Zaccaria, abençoe sempre mais nossa família religiosa e a toda humanidade.
Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, rogai por nós!

Página inicial