Dando continuidade à nossa reflexão, agora vamos dar uma
olhada geral sobre a universalidade da salvação que contempla a teologia da
misericórdia, isto é uma marca registrada do Evangelho de Lucas. Seus escritos
revelam essa teologia com muita clareza. Lucas deixa claro que o Deus revelado
por Jesus Cristo traz a salvação para
todos (cf. Lc 24,47), e a salvação vai acontecendo desde uma perspectiva da
misericórdia.
Através desta reflexão queremos mostrar como está
constituída a obra lucana. A obra lucana é constituída de dois livros: o
Evangelho e os Atos dos Apóstolos. O propósito de Lucas é escrever sobre a vida
de Jesus e o início do cristianismo, procurando o significado teológico da
história. Para ele, a história está dividida em três partes: o Antigo
Testamento, que é o tempo da espera do cumprimento da promessa; o Evangelho,
que é o tempo do cumprimento da promessa, e os Atos dos Apóstolos, que é o
tempo da Igreja.
Para
compreender melhor, visualizamos como Lucas entende a história da salvação a
partir do seguinte quadro:
De Adão até Jesus
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Do nascimento de
Jesus até a ascensão
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Da ascensão de
Jesus até a Parusia
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Tempo da Promessa
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Tempo de Jesus
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Tempo da Igreja
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Deus promete a Salvação
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Deus salva
em Cristo; ele cumpre sua promessa em Jesus: “Deus visita o seu povo”
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Deus continua salvando
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AT (a Lei e os
Profetas)
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Evangelho de Lucas (A grande Viagem)
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Atos dos Apóstolos
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A
compreensão da história. Por causa desta compreensão da
história, no Evangelho, Lucas relata a vida e o ministério de Jesus de Nazaré
descrevendo desde o seu nascimento até sua ascensão. O Evangelista conta os
acontecimentos da vida de Jesus, tendo como pano de fundo alguns fatos da
história de seu tempo. Lucas destaca nomes de importantes personagens, como
governadores, sumos sacerdotes etc. O evangelista faz historiografia sagrada;
manipula nomes, datas, eventos em prol de sua teologia.
No Antigo Testamento, começando por Adão, vem o Tempo da
Promessa. Para Lucas, todo o Antigo Testamento sempre aponta para a aliança de
Deus com o seu povo: Deus promete a salvação. No primeiro momento, Deus deu a
Lei a Moisés; no segundo momento, vêm os Profetas insistindo na justiça e no
cumprimento da aliança. Assim, até João Batista, serviam a Lei e os Profetas.
João Batista faz a passagem do Tempo da Promessa para o Tempo de Jesus. Lucas
escreve o Evangelho e os Atos para completar a Lei e os Profetas.
No Evangelho, começa o Tempo de Jesus. Em Jesus, se
cumpre a Promessa de Deus. Deus salva em Cristo. O próprio Deus visita o seu
povo salvando-o, estendendo a ele sua mão misericordiosa. Deus entra na
história humana por meio de Jesus e, em Jesus, Deus ama e salva seu povo.
Nos Atos dos Apóstolos, é o Espírito que acompanha a
Igreja. É o Espírito quem revela a Boa Nova de Jesus. É por meio do Espírito
que as pessoas vão aderir a Jesus, Palavra do Pai, anunciado pelos discípulos.
O Espírito Santo aparece em Atos dos Apóstolos inúmeras vezes. É o protagonista
do livro, onde atuam dois grandes representantes da Igreja: Pedro e Paulo.
Pedro anuncia a Palavra entre os judeus e Paulo anuncia a Palavra entre os
gentios.
Enfim, tendo em consideração toda essa historiografia que
narra Lucas podemos concluir que é o Evangelho do Caminho, constituído por uma
grande viagem que Jesus percorreu até Jerusalém, o lugar onde foi crucificado.
Tal relato aponta para uma intenção teológica do autor acerca do lugar da morte
de Jesus. Jerusalém é o centro religioso do judaísmo, e Jesus vai até lá para
morrer. De Jerusalém, partirá a Palavra que vai chegar até os confins da terra
(Roma) e isso será narrado nos Atos dos Apóstolos.
Por:
Leia
também o primeiro artigo da série “O Jesus misericordioso em Lucas”: Início de uma reflexão sobre o Jesus misericordioso em Lucas.