Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » Artigo: A obra de Lucas

Artigo: A obra de Lucas

20 de fevereiro de 2015

Dando continuidade à nossa reflexão, agora vamos dar uma olhada geral sobre a universalidade da salvação que contempla a teologia da misericórdia, isto é uma marca registrada do Evangelho de Lucas. Seus escritos revelam essa teologia com muita clareza. Lucas deixa claro que o Deus revelado por Jesus Cristo traz a salvação para todos (cf. Lc 24,47), e a salvação vai acontecendo desde uma perspectiva da misericórdia.
Através desta reflexão queremos mostrar como está constituída a obra lucana. A obra lucana é constituída de dois livros: o Evangelho e os Atos dos Apóstolos. O propósito de Lucas é escrever sobre a vida de Jesus e o início do cristianismo, procurando o significado teológico da história. Para ele, a história está dividida em três partes: o Antigo Testamento, que é o tempo da espera do cumprimento da promessa; o Evangelho, que é o tempo do cumprimento da promessa, e os Atos dos Apóstolos, que é o tempo da Igreja.
Para compreender melhor, visualizamos como Lucas entende a história da salvação a partir do seguinte quadro:
De Adão até Jesus
Do nascimento de Jesus até a ascensão
Da ascensão de Jesus até a Parusia

Tempo da Promessa
Tempo de Jesus
Tempo da Igreja

Deus promete a Salvação
Deus salva em Cristo; ele cumpre sua promessa em Jesus: “Deus visita o seu povo”

Deus continua salvando
AT (a Lei e os Profetas)
Evangelho de Lucas (A grande Viagem)

Atos dos Apóstolos

A compreensão da história. Por causa desta compreensão da história, no Evangelho, Lucas relata a vida e o ministério de Jesus de Nazaré descrevendo desde o seu nascimento até sua ascensão. O Evangelista conta os acontecimentos da vida de Jesus, tendo como pano de fundo alguns fatos da história de seu tempo. Lucas destaca nomes de importantes personagens, como governadores, sumos sacerdotes etc. O evangelista faz historiografia sagrada; manipula nomes, datas, eventos em prol de sua teologia.
No Antigo Testamento, começando por Adão, vem o Tempo da Promessa. Para Lucas, todo o Antigo Testamento sempre aponta para a aliança de Deus com o seu povo: Deus promete a salvação. No primeiro momento, Deus deu a Lei a Moisés; no segundo momento, vêm os Profetas insistindo na justiça e no cumprimento da aliança. Assim, até João Batista, serviam a Lei e os Profetas. João Batista faz a passagem do Tempo da Promessa para o Tempo de Jesus. Lucas escreve o Evangelho e os Atos para completar a Lei e os Profetas.
No Evangelho, começa o Tempo de Jesus. Em Jesus, se cumpre a Promessa de Deus. Deus salva em Cristo. O próprio Deus visita o seu povo salvando-o, estendendo a ele sua mão misericordiosa. Deus entra na história humana por meio de Jesus e, em Jesus, Deus ama e salva seu povo.
Nos Atos dos Apóstolos, é o Espírito que acompanha a Igreja. É o Espírito quem revela a Boa Nova de Jesus. É por meio do Espírito que as pessoas vão aderir a Jesus, Palavra do Pai, anunciado pelos discípulos. O Espírito Santo aparece em Atos dos Apóstolos inúmeras vezes. É o protagonista do livro, onde atuam dois grandes representantes da Igreja: Pedro e Paulo. Pedro anuncia a Palavra entre os judeus e Paulo anuncia a Palavra entre os gentios.
Enfim, tendo em consideração toda essa historiografia que narra Lucas podemos concluir que é o Evangelho do Caminho, constituído por uma grande viagem que Jesus percorreu até Jerusalém, o lugar onde foi crucificado. Tal relato aponta para uma intenção teológica do autor acerca do lugar da morte de Jesus. Jerusalém é o centro religioso do judaísmo, e Jesus vai até lá para morrer. De Jerusalém, partirá a Palavra que vai chegar até os confins da terra (Roma) e isso será narrado nos Atos dos Apóstolos.
Por:





Leia também o primeiro artigo da série “O Jesus misericordioso em Lucas”: Início de uma reflexão sobre o Jesus misericordioso em Lucas.
Anterior Proxima Página inicial