Estamos iniciando uma série de artigos sobre o Jesus
misericordioso em Lucas. Se você acompanhar o nosso texto, poderá fazer uma
leitura orientada sobre o Evangelho de Lucas.
O que encontramos, portanto, nos Evangelhos? Encontramos
os relatos acerca da experiência de Jesus Ressuscitado, feita por uma
determinada comunidade, num contexto específico. Nesses relatos, sobrevivem
memórias de testemunhas, ou seja, o modo como Jesus era lembrado nessas comunidades.
E como essa experiência é transmitida? Jesus era judeu –
plenamente – e os evangelhos foram produzidos e germinados num ambiente que
mesclava elementos culturais judaicos e gregos. Para um judeu, a Escritura é a
“Palavra de Deus feita livro”, mas só é possível acessar essa Palavra pelo
ensino, isto é, numa relação de mestre-discípulo.
Os Evangelhos são, pois, catequeses sobre Jesus
construídas com a intenção -ora explícita, ora implícita- de transmitir um
determinado ensino sobre a fé no Ressuscitado; fé que funda, caracteriza e
constitui a Igreja.
Este trabalho abordará o tema da teologia da misericórdia
no Evangelho de Lucas. Fundamentalmente o evangelista desenvolve uma teologia
da história: história da presença misericordiosa de Deus no mundo salvando a
todos por meio de sua palavra transformadora.
No Terceiro Evangelho, há uma sutileza de que Deus
somente age em forma de misericórdia (ἔλεος)
e principalmente em favor dos mais excluídos e rejeitados pela Lei Judaica.
Para ilustrar a tese sobre a teologia da misericórdia em Lucas será fornecida uma
série de reflexões e como auge da reflexão uma análise da perícope do bom
samaritano (Lc 10,25-37) que esclarece bem que a misericórdia consiste na
compaixão pelo próximo sem esperar uma recompensa, tal como Deus, por meio de
Cristo, age entre nós.
A teologia da misericórdia é uma marca registrada do
Evangelho de Lucas. Seus escritos revelam essa teologia com muita clareza. Tudo
aponta para isso. Lucas deixa claro que o Deus revelado por Jesus Cristo traz a
salvação para todos, e a salvação vai acontecendo desde uma perspectiva da
misericórdia e não pelo cumprimento da Lei. O evangelista reforça a misericórdia
de Deus durante todo o seu Evangelho mostrando como Jesus acolhe, perdoa,
liberta e cura.
Caro leitor/a, este trabalho surge a partir de uma
angústia de querer propagar a imagem do Deus misericordioso, que salva por puro
amor (αγάπη)
que, como um bom samaritano, desce de sua dignidade divina para se misturar
conosco, pobre humanidade caída.
Para a nossa reflexão, seguiremos uma estrutura até
chegarmos à conclusão. Em primeiro lugar será exposto uma breve explicação
sobre a obra lucana, mostrando que é composta por dois volumes: Evangelho de
Lucas e Atos dos Apóstolos. Os dois textos não podem ser entendidos
separadamente, pois um complementa o outro. O primeiro livro mostra como o
Espírito Santo age na pessoa de Jesus de Nazaré, enquanto que o segundo livro
faz ver este mesmo sopro do Espírito Santo na Igreja, ou seja, na vida dos
Apóstolos enviados em missão. Depois demonstrada a unidade dos dois livros,
deteremos em questões próprias do Evangelho: data, destinatários, autor,
teologia etc.
Em segundo lugar, entraremos e trataremos da teologia da
misericórdia divina. Veremos que o evangelista insiste em mostrar Jesus sempre
praticando gestos de misericórdia, ensinando a misericórdia. Até a teologia da
palavra, tão presente em Lucas, pode ser entendida como resultado da sua crença
na misericórdia de Deus que não desiste de salvar a todos, inclusive os
gentios. Para entender melhor esta parte, faremos uma série de reflexão encima
de textos –perícopes- chaves que mostram a ação misericordiosa de Jesus.
Em terceiro lugar, apresentaremos a parábola do bom
samaritano como auge da nossa reflexão. Será feito um trabalho minucioso de
tradução, delimitação e análise do texto. Aí veremos que essa parábola ganhará
um destaque especial, porque, através dela, Lucas mostra que a misericórdia (ἔλεος) está acima de tudo,
inclusive dos problemas presentes na relação entre judeus e samaritanos. E, ao final,
destacaremos que o verdadeiro bom samaritano é o próprio Jesus, que salva a
todos.