Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » Solenidade de São Pedro e São Paulo

Solenidade de São Pedro e São Paulo

30 de junho de 2019


Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. O martírio dos dois é celebrado na liturgia no mesmo dia, pois foram ambos martirizados em Roma. Mas suas memorias são celebradas na Igreja inteira, pois são considerados “colunas” firmes do testemunho que deram nos primórdios do cristianismo.
Hoje também é comemorado o “dia do Papa” pois, sendo o Bispo de Roma, o Papa é o Sucessor de Pedro e tem na Igreja a missão que Jesus confiou especialmente a Pedro: “confirmar na fé os irmãos” e manter unida a Igreja no testemunho do Evangelho. Podemos assim afirmar que o Papa também recebe em primeira pessoa a missão de São Paulo: a evangelização de todos os povos “até os confins da terra”, conforme ordem dada por Jesus aos apóstolos e à Igreja. Paulo representa a universalidade da missão da Igreja e o Papa também é o animador da missão universal da Igreja.
Neste dia, a Igreja inteira reza em especial pelo Papa, pois, lemos nos Atos dos Apóstolos que, enquanto Pedro estava na prisão, “a Igreja inteira fazia preces incessantes a Deus por ele” para que fosse libertado (At 12,5). Por isso, em cada celebração da Missa se faz a oração pelo Papa, após a Consagração, e isso expressa a nossa comunhão e unidade com o Sucessor de Pedro, mas também corresponde ao nosso dever de rezar sempre por ele, para que possa desempenhar bem a sua grande e pesada missão. Portanto, não podemos imaginar quanta responsabilidade cai nos ombros do Papa, em vista da missão que recebeu! E o Papa Francisco se recomenda sempre às nossas orações: “não esqueçam de rezar por mim”. 

Por: Carlos Eduardo 


Proxima Página inicial