Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » Para quê Teologia?

Para quê Teologia?

17 de março de 2016

Para quê teologia? é uma pergunta que a todo tempo é feita por várias pessoas, que querem respostas para tudo relacionado a Deus. As pessoas perguntam pra que fazer teologia só a minha experiência com Ele já basta, e assim, não percebem a importância deste estudo que vai os levar a um conhecimento mais elevado em relação a Deus.
Alguns ainda insistem em acreditar que teologia é um saber privado de padres e bispos. Não é!  Teologia é a ciência da fé. Cremos para entender e entendemos para crer, como dizia Santo Anselmo. Não existe conflito ou incompatibilidade entre fé e razão. Santo Agostinho costumava dizer que se Deus nos fez pensantes, pensar é um jeito de louvar o Criador.
Será este estudo que vai ajudar a compreender melhor as Escrituras, através de seus métodos, ela nos dá a capacidade de interpretar corretamente esses escritos tão antigos, pois sem os estudos da teologia nossa interpretação será falha por fazermos tudo de acordo como queremos, agimos e pensamos.
Em alguns pontos a teologia é confundida com a filosofia por tratar de questões metafisicas e abstratas, no caso da filosofia o Ser e, na teologia Deus. O qual nós só temos relatos, escritos e experiências pessoais, mas ninguém jamais viu a Deus.
É por isso que a teologia se faz importantíssima para o conhecimento deste Ser Transcendente. Sem ela não teremos o conhecimento necessário para desvendar o contexto que está por trás desses escritos, que foram trazidos até nós por homens e não caído do céu como alguns acreditam.
Há nas Igrejas pessoas engajadas em responder esta pergunta. A resposta muitas vezes, está na ponta da língua: o estudo teológico esfria o cristão, tira a unção e impede a ação do Espírito Santo, torna a mensagem artificial ou, em uma palavra a letra mata!
Em nossos dias, a maneira mais eficaz de obter o conhecimento é sem dúvida por meio do estudo da teologia. Em certo sentido, podemos afirmar que todo cristão é um teólogo, porém, é apenas por meio do estudo metódico e planejado das Sagradas Escrituras que nutrimos nossa fé de maneira decisiva.
Portanto, é preciso dar mais valor à teologia. Podemos nos valer dessa ferramenta tão importante para evangelizar, apresentar uma defesa clara da fé. Basta usarmos a teologia de uma forma sadia, e então saberemos realmente para que ela serve.

                                                                                     
                                                             Por: Carlos Eduardo                                                                       





Anterior Proxima Página inicial