Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » Missão de vida

Missão de vida

10 de agosto de 2014

O projeto “Missão de Vida” nasceu com o desejo de responder ao chamado da Conferência Episcopal de Aparecida em continuar a missão continental. Em outras palavras, é um projeto em que a pastoral universitária da Pontifícia Universidade Católica do Chile vem trabalhando com o afã de ajudar aos jovens a viverem uma experiência missionária, um fecundo encontro pessoal e comunitário com Cristo.
Para que a missão fosse executada com sucesso e eficiência, atendendo as demandas e expectativas, os colaboradores foram divididos em grupos. Dessa forma, estes foram enviados a dezoito zonas, cada uma contendo um religioso(a) ou um seminarista para ajudar na formação interna (momentos de reflexão-palestras, oração); como religioso Barnabita tive a alegria de acompanhar o grupo que foi a Florida, cidade que pertence à diocese de Concepción, localizada ao sul do Chile, na oitava região. O mesmo era composto por vinte membros, a maioria da faculdade de engenharia e pedagogia (havia dois estudantes de direito e uma de enfermagem). Entre esses jovens havia alguns que eram membros de movimentos como Opus Dei, schoenstatt.
Esse ano os grupos saíram de Santiago dia 12 de Julho e retornaram dia 20 do mesmo mês. A missa de envio foi presidida pelo arcebispo metropolitano Cardeal Ricardo Ezzati na Capela da Universidade Católica.
Os pilares do projeto são três:
- Encontro com Cristo: um elemento que nos exorta a compartilhar, anunciar, entregar ao mundo o amor recebido de Deus (Jn 10, 3). Jesus nos entrega à responsabilidade de dar continuidade à missão que o Pai lhe confiou.
- Ser igreja: nós como Igreja, membros do corpo místico de Cristo, tomando como modelo a íntima relação do Pai com o seu filho unigênito, Jesus, somos convidados a viver em unidade, viver em espírito de comunhão participando dessa maneira da missão de Cristo (Jn 17, 21).
- Santidade na vida diária: chamados a uma vocação universal, cada batizado é exortado a santificar seus labores, nesse sentido somos convidados a consagrar tudo o que somos e fazemos a Deus.
O projeto adota a São Paulo como padroeiro, como modelo de seguimento a Cristo. Sua profunda experiência com Jesus às portas de Damasco (At 9) fez de Saulo um grande evangelizador, apóstolo dos gentios, um homem que rompeu fronteiras. É possível encontrar plasmada na bibiografia de Paulo os elementos centrais da Missão de Vida: encontro com Cristo (Fl 1, 21), a busca diária da santidade (1Cor 13), desejo de viver, de ser Igreja e fazer que todos sem distinção de raça sejam parte dessa família (1 Cor 9, 22).
A Missão de Vida 2014 teve como lema: Alegres em Cristo, vamos sem medo a servir. É reflexo do chamado de Cristo que nos convida a experimentar a alegria de sermos amados por Deus, que nos chama a ir ao encontro do outro saindo das nossas comodidades para, sem medo, anunciar ao mundo esse amor servindo a Deus nos irmãos. Ou seja, o lema convida a todos os missionários a compartilhar a alegria da Ressurreição do nosso Salvador anunciando-Lhe com a vida.
Com exceção da quinta feira, dia em que dedicamos a manhã para nosso retiro, iniciávamos nosso dia rezando as laudes, seguido do café da manhã e da visita às casas; já pela parte da tarde, com as crianças e os jovens, fazíamos jogos recreativos, e, após os jogos, participávamos da missa; depois do jantar executávamos um momento de recreação interna e finalizávamos nosso dia com uma adoração.
A Missão de vida tem sido no coração da Pontifícia Universidade Católica um meio eficaz de evangelização, cada vez mais os universitários estão juntando-se a essa obra, ajudando a revitalizar as comunidades espalhadas pelo Chile. A pastoral universitária, paulatinamente, está conseguindo despertar nos jovens o desejo de ser parte dessa missão perene e isso tem ajudado aos mesmos a redescobrir o valor do chamado de Cristo a anunciar ao mundo a Boa Nova.
Por:
Anterior Proxima Página inicial