Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » 4° Encontro Latino Americano dos Padres e Irmãos Barnabitas

4° Encontro Latino Americano dos Padres e Irmãos Barnabitas

8 de agosto de 2014

“A nova evangelização à luz de Paulo, Francisco e Aparecida” este foi o tema motivador que levou os Barnabitas representantes das Províncias do Brasil Norte, Brasil Centro-Sul e Chile, bem como a Delegação da Argentina e da Missão no México, a reunirem-se para o 4º Encontro Latino Americano de 28 a 31 de julho, na cidade de Castanhal no Pará, junto com o Rev.mo  Padre Francisco Chagas, superior geral, e a sua consulta.
No encontro pôde-se perceber a importância da Ordem na obra evangelizadora dos Barnabitas na Amazônia, refletida e apresentada pelo Pe. José Ramos, religioso Barnabita, sobre dois momentos: “o ontem”, que representa o início, a chegada e o trabalho de construção dos missionários, e o “hoje”, a continuidade e manutenção de uma missão pastoral.
Para a continuidade da reflexão Missionária o segundo dia contou com a presença do Pe. Giovanni Martoccia, religioso Xaveriano, onde através de provocações (De onde brota a missão de Paulo? Quando e de que forma Paulo recebeu seu mandato? O chamado para a missão. No que consiste o anuncio missionário? Como Paulo vivenciou sua missão a serviço do Evangelho?) levou a todos os presentes a discutir a Espiritualidade Missionária Paulina.  
Na exortação segundo o Papa Francisco o convidado foi o Mons. Raimundo Possidônio da Mata, para discutir a nova evangelização no documento de Aparecida e na Evangelii Gaudium, refletindo sempre que somos partes integrantes da evangelização na Igreja Apostólica e Missionária assim tornamo-nos anunciadores do Evangelho.
Por fim, Dom Pedro José Conti, Bispo da Diocese de Macapá, muito entusiasmado, até mesmo pelo convite oficial para presença Barnabita em sua área pastoral, mostrou a Evangelização na Amazônia: Desafios e Esperança, através da carta do primeiro encontro da Igreja na Amazônia legal em 2013, e pela mensagem do Papa Paulo VI que diz: “Cristo aponta para a Amazônia”.
Assim foi marcado o 4º encontro de Integração e Formação, que ainda contou com momentos marcantes de Eucaristia, Adoração e Louvor celebrada na Catedral da cidade e com a presença de Dom Carlos Verzeletti, sob a proteção e benção de Nossa Senhora de Nazaré padroeira do Pará e patrona da Basílica da nossa Família Religiosa. Que Santo Antônio Maria Zaccaria, impulsione e desperte com este encontro o fervor para o espírito missionário e evangelizador.
Por:
Anterior Proxima Página inicial