Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » Jornada Vocacional 2014 - Chile

Jornada Vocacional 2014 - Chile

6 de agosto de 2014

Colégio Seminário Conciliar de La Serena
Com o lema “Vivendo tua vocação em Cristo, revitaliza tua missão”, realizamos entre os dias 28/07 e 01/08 mais uma Jornada Vocacional no Colégio Seminário Conciliar na cidade de La Serena (região norte do Chile), colégio esse pertencente à Congregação Barnabita. Estiveram em tal ocasião os estudantes religiosos Barnabitas: Fabián (Província Chilena); Allan, Joaquim, Reginaldo e Rosinei (Província do Brasil Norte); Humberto, Rafael e Rander (Província do Brasil Centro-Sul).
Trata-se de uma oportunidade para, primeiramente, fazer ecoar o chamado vocacional à vida religiosa consagrada aos alunos, mas também, e, sobretudo, para ter o contato com mais esse tipo de missão da qual se encargam os Padres Barnabitas no Chile, a missão educacional.
Foi uma semana muito gratificante, de alegria e proveito pelo trabalho e missão desenvolvido com as crianças, adolescentes, jovens, professores e pastorais do colégio. Nas visitas às salas de cada série, deixamos nossa mensagem e convite, refletindo junto aos alunos sobre nosso estilo de vida e sobre a vocação em geral. A eles nosso agradecimento pela boa acolhida, respeito e amizade (mesmo com o fato de sempre fazerem lembrar aos Estudantes brasileiros o resultado da Copa desse ano, realizada no Brasil (risos)).
Também somos gratos pela acolhida e momentos compartilhados junto à comunidade barnabita formada pelos Padres: Santiago, Picetti, Maurício e Daniel, vice-reitor. Não estavam presentes o Pe. Ângelo, provincial, e nem Pe. Elson, reitor, por motivo de suas participações no Encontro dos Padres Barnabitas da América Latina, no estado do Pará, Brasil.
Enfim, resta-nos agradecer a Deus, a Província Barnabita do Chile e a comunidade docente e discente do Colégio Seminário Conciliar. As Jornadas Vocacionais já realizadas são geralmente inesquecíveis, e temos a certeza que essa não será diferente.
Raimundo Reginaldo Maria M. de Souza
Religioso barnabita


Colégio El Salvador de San Vicente de Tagua Tagua
Com alegria e entusiasmo chegamos ao colégio El Salvador em San Vicente de Tagua Tagua. Para alguns uma nova experiência, para outros uma experiência já conhecida, mas para todos um grande desejo de trabalhar e fazer valer o tema e objetivo da Jornada Vocacional 2014 neste colégio.
Este ano fomos chamados a refletir junto aos alunos o tema da Vocação e da Missão Territorial, missão a qual todo Chile esta convidado a viver neste período.
Interessante é que a princípio tínhamos a ideia de levar a estes alunos uma ideia de revitalizar sua vocação, quando ao final nos demos conta que estávamos no fundo revitalizando a nossa vocação, nosso compromisso e entrega a Deus, à Igreja e à nossa Congregação.
Creio que para nós, barnabitas brasileiros, sempre é uma bonita experiência a de estar nos colégios aqui no Chile, ver o método e a dedicação da congregação no âmbito da educação.
Creio que já está mais do que na hora de pararmos e nos indagarmos: Qual o sentido dos colégios para nossa congregação? Sustento? Carisma? Missão? Se o enxergamos como carisma e missão, é preciso dedicar e amar essa obra, e a experiência da jornada vocacional, sem sombra de dúvidas, tem essa vertente para nós. Muito mais do que levar uma mensagem a estes jovens, muito mais do que fazer um despertar vocacional neles, a jornada também tem despertado em nós, estudantes Barnabitas, um amor e interesse por esta obra tão valiosa e importante à Congregação.  
Um ponto que não poderia deixar de citar foi a bela recepção dos alunos a nós todos que fomos para essa jornada, se nota que é algo já tão incutido na vida do colégio que eles esperam e nos recebem com muita alegria, em especial, conosco brasileiros, sempre tratando de falar alguma palavra em “portunhol”, sempre fazendo referência ao 7x1, mas que, de alguma forma ou de outra, se notava que eram tentativas de se aproximar e de dizer, nem que seja com um sorriso: “estamos felizes com a presença de vocês aqui.”
Por fim, posso dizer que voltamos para casa revitalizados com a jornada e com a convivência que se deu na comunidade que estávamos, sem dúvidas foi um tempo muito propício para aprofundarmos nossa vida comunitária, trabalho, carisma e, a sua vez, a espiritualidade Zaccariana.
Que nossa Mãe da Divina Providência e nosso pai fundador sigam nos animando e impulsionando a servir sempre e mais “renovando o fervor cristão” onde atuamos.
João Carlos Maria Ribeiro

Religioso barnabita
Anterior Proxima Página inicial