Parabola pharisaei et publicani
É possível ver várias atitudes neste
texto que podem nos ajudar para examinar a vida e perguntarmos como é nossa
relação com Deus.
Em Lc 18,10 disse: Ἄνθρωποι δύο ἀνέβησαν εἰς τὸ ἱερὸν προσεύξασθαι,
ὁ εἷς Φαρισαῖος καὶ ὁ ἕτερος τελώνης (“Dois homens subiram ao templo
para orar: um era fariseu e o outro, um publicano”). Reconhecemos a nossos
atores do texto: Φαρισαῖος, ου, ὁ. Fariseu, membro de uma seita ou partido religioso
conservador do judaísmo. Dentro de seu grupo, chamavam-se a si mesmos os “companheiros”
(heb. jabêrîm) ou os “santos” (heb. qedôshîm). O outro personagem, τελώνης, ου,
ὁ. Cobrador de imposto, publicano, uma pessoa nominada
pelo Império Romano para efetuar a arrecadação do imposto.
Pois bem, será pertinente conhecer
mais o farisaísmo -“separatismo”- que enfatizava a separação do mundo e sua
contaminação. Os fariseus viviam separados do mundo e esperavam sair dele. Por
conseguinte, os interesses religiosos eram supremos junto com o amor pela letra
e o espírito do legalismo -da justificação pelas próprias obras-, portanto
tinham um zelo pelo cumprimento estrito da Torá (ou “lei de Moisés”).
Jesus tinha enérgicas discussões com
os fariseus. Foi a rigorosa piedade exterior na observância da lei com o fim de
cobrir os pecados (legalismo) que levou a Jesus nomear de hipócritas aos
fariseus. Vemos uma observação em Lc 18,9: Εἶπεν δὲ καὶ πρός
τινας τοὺς
πεποιθότας ἐφ΄ ἑαυτοῖς ὅτι εἰσὶν δίκαιοι καὶ ἐξουθενοῦντας τοὺς λοιποὺς τὴν παραβολὴν ταύτην (“Disse
também a seguinte parábola, a respeito de alguns que confiavam muito em si
mesmos, tendo-se por justos e desprezando os demais”). ἐξουθενοῦντας:
menosprezavam, desprezavam, em grego este verbo indica uma atitude constante ou
repetitiva.
Podemos dizer em nosso coração e
repetir as palavras do publicano: Ὁ θεός, ἱλάσθητί μοι τῷ ἁμαρτωλῷ (“Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador”. Lc 18,13).
Ele se apresenta despojado de seus méritos. Também, vemos nele a riqueza na fé
e humildade. Com essa atitude torna-se depositário do amor de Deus.
Definitivamente, a fé na misericordiosa paternidade de Deus é a única fonte de
justificação, uma fonte filial. Desde esta parábola podemos ter a experiência
privilegiada de um Deus que salva. λέγω ὑμῖν, κατέβη οὗτος δεδικαιωμένος εἰς τὸν οἶκον αὐτοῦ παρ΄ ἐκεῖνον (“Digo-vos: Este voltou justificado para sua casa, e
o outro não”. Lc. 18,14). δεδικαιωμένος: provem da palabra δικαίωσις
[justificação] que significa não obter a salvação mediante a lei porque a
salvacao é pela misericórdia divina.
Nem legalismo nem culpabilidade. Na
nossa vida espiritual é preciso discernir para levar uma vida espiritual
equilibrada, é dizer, viver desejando e elegendo o que Deus mais quer. Por
isso, deve haver muita liberdade interior, abnegação de si mesmo e ter uma vida
descentrada como Jesus. ὅτι πᾶς ὁ ὑψῶν ἑαυτὸν
ταπεινωθήσεται, ὁ δὲ ταπεινῶν ἑαυτὸν ὑψωθήσεται (“Porque
quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido”. Lc 18,14).
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