Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » II Domingo do Tempo do Advento

II Domingo do Tempo do Advento

9 de dezembro de 2012



Estimados irmãos e irmãs,
Saudações fraternas no Cristo que Vem!
Continuando a nossa preparação ao Senhor que Vem podemos situar a catequese deste domingo à volta da missão profética. Ela é um apelo à conversão, à renovação, no sentido de eliminar todos os obstáculos que impedem a chegada do Senhor ao nosso mundo e ao coração dos homens. Esta missão é uma exigência que é feita a todos os batizados, chamados – neste tempo em especial – a dar testemunho da salvação/libertação que Jesus Cristo veio trazer.
A primeira leitura ensina que este “caminho” de conversão é um verdadeiro êxodo da terra da escravidão para a terra da liberdade. Durante o percurso, somos convidados a nos despir de todas as cadeias que nos impedem de acolher o plano libertador que Deus nos faz. A leitura nos convida, ainda, a viver este tempo numa serena alegria, confiantes no Deus que não desiste de nos comunicar a salvação, apesar dos nossos erros e dificuldades.
A segunda leitura chama a atenção para o fato de a comunidade se dever preocupar com o anúncio profético e dever manifestar, em concreto, a sua solidariedade para com todos aqueles que fazem sua a causa do Evangelho. Exorta também, que a comunidade deve dar um verdadeiro testemunho de caridade, banindo as divisões e os conflitos: só assim ela dará testemunho do Senhor que vem.
O Evangelho nos narra o profeta João Batista, que convida os homens a uma transformação total quanto à forma de pensar e de agir, quanto aos valores e às prioridades da vida. Para que Jesus possa caminhar ao encontro de cada homem e comunicar a salvação, é necessário que os corações estejam livres e disponíveis para acolher a Boa Nova do Reino. É esta missão profética que Deus continua, hoje, a nos confiar.

Por: André Maria C. M. Carvalho, religioso barnabita.
Anterior Proxima Página inicial