Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » Comentário ao Evangelho do dia 12: São Lucas 17, 1-6

Comentário ao Evangelho do dia 12: São Lucas 17, 1-6

12 de novembro de 2012

Queridos irmãos e irmãs,
Saudações no Cristo Crucificado!
São Lucas nos apresenta hoje três temas da pregação de Jesus: o escândalo, o perdão, a fé. É preciso considerá-los de modo unitário.
O discípulo deve ter a preocupação de não provocar escândalo, que leve alguém a se afastar do caminho iniciado. Trata-se do caminho evangélico. Por isso, Jesus lança um dos seus ai.O Mestre não pode aceitar o comportamento de quem põe em risco a sua salvação e compromete a dos outros, sobretudo a dos pequenos. Se é preciso evitar o escândalo, também é preciso conceder o perdão a todos, a todo o custo. O perdão é sinal de verdadeiro amor. É no perdão que se revela o amor de Deus para conosco. Jesus, que é a encarnação histórica do amor de Deus, também oferece o perdão àqueles que dele precisam.
Ao terminar o ensinamento, Jesus elogia a fé que, ainda que seja pequena, pode mostrar toda a sua força, mesmo com um milagre. Os discípulos pedem um aumento da sua fé. Jesus responde-lhes falando da eficácia de uma fé genuína.
Por: André C. M. Carvalho.
Anterior Proxima Página inicial