Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » Comentário ao Evangelho do dia 13: Lc 17, 7-10

Comentário ao Evangelho do dia 13: Lc 17, 7-10

13 de novembro de 2012


Queridos irmãos e irmãs,
Saudações no Cristo Crucificado!
Nota-se que Jesus, depois de ter falado da fé, se dirige aos apóstolos e, por meio da parábola do servo lhes recomenda que se façam servos de todos. Mais uma vez, Jesus acentua que, na lógica do Reino, não conta tanto o que se faz quanto a intenção, o estilo, o método com que se faz. Não recomenda uma humildade genérica, ou protocolar: o que lhe interessa realmente é o que pensam e pretendem fazer os apóstolos, quando se põem ao seu serviço e ao serviço da sua causa.
Deus não precisa de nós, nem das nossas ajudas; mas quer colaboradores em total sintonia com o seu projeto de salvação, aqui e agora personificado em Jesus de Nazaré.
Servos inúteis, isto é, comuns, simples. O que Jesus quer que os apóstolos interiorizem é a atitude que, ele mesmo, demonstrará na véspera da paixão: depor o manto, servir os irmãos e, no fim, julgar-se e declararem-se servos inúteis.
O Vaticano II exorta a todos o dever de viver como servos na Igreja e no mundo para bem dos irmãos. É uma tarefa que deriva da graça do Batismo, que faz nascer em nós o direito e o dever de nos interessarmos pelo bem-estar dos irmãos, em força da graça recebida.
O que Jesus diz aos apóstolos, São Lucas também o atribui a Maria. Na Anunciação, Maria responde ao Anjo: Eis a serva do Senhor. Mais adiante, no Magnificat, oração de louvor e de ação de graças, Maria exclama: Ele olhou para a sua humilde serva.
Por vezes encontramos pessoas dispostas a servir os outros, mas sem mostrarem vontade de assumir este comportamento evangélico, cheio de caridade, de absoluta gratuidade e de profunda humildade.
Por: André Maria C.M. Carvalho, religioso barnabita.
Anterior Proxima Página inicial