Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » Antônio Maria, Espírito Reformador

Antônio Maria, Espírito Reformador

23 de fevereiro de 2018


Uma fisionomia espiritual de Antonio Maria Zaccaria, médico e sacerdote (1502-1539) é a do espirito de reformador. Ora, o tema é de atualidade depois do Concílio Vaticano II, que colocou a reforma como um dos objetivos (Paulo VI, Discurso de Abertura). 
O Santo não tem medo de se apresentar como um revolucionário. Planeja uma nova forma de vida, de modo programático. A ela dedica os últimos capítulos das suas Constituições. Ele desejava preservar a vida cristã, a vida religiosa, etc., perante as incoerências da época. A corrupção afligia o seu tempo, a tibieza espiritual empobrecia a relação autêntica com Deus e os irmãos.
A sua proposta consiste num despertar na prática de uma vida religiosa, a partir de uma perspetiva cristo-céntrica (Cristo Crucificado), e na caridade que vai, desde o próximo, até Deus (Sermão IV). Pretendia reformar os bons costumes. Não se trata de ser rigorista ou legalista a respeito da disciplina. Consiste mais na escuta do Espirito que orienta a Igreja e no estar atento aos sinais dos tempos (Gaudium et Spes, 2).
O padre Antonio Maria Zaccaria tinha um olhar profético e otimista da realidade, porque para ele a Providência Divina está sempre presente na história e não esquece a obra de suas mãos.


POR:

















Anterior Proxima Página inicial