Postagem em destaque

Ação evangelizadora no Brasil

No Brasil, a Igreja agora se orienta para novas frentes de implementação do anúncio querigmático do Evangelho. A Conferência Nacional dos...

Follow by Email

Inicio » » CLASSIFICAÇÃO DAS CARTAS PAULINAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CARTAS PAULINAS

6 de abril de 2017

A ordem em que as cartas de Paulo são apresentadas é muito variada. Elas podem ser apresentadas em três critérios para sua classificação: ordem canônica, ordem temática e cronológica.

I. Ordem "canônica"

Tanto o texto grego quanto o latino, seguido de várias traduções, incluindo a Bíblia de Jerusalém, apresentam as cartas paulinas de acordo com a dimensão de cada uma delas. De acordo com este critério, a primeira é a carta aos Romanos, que é a maior com 16 capítulos, e a última é  a carta a Filemon, com apenas 1 capítulo. A lista é: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito e Filemon.

II. Ordem "temática"

Esta organização das cartas de Paulo está distribuídas em quatro grupos:     1. As duas cartas de conteúdo escatológico: 1 e 2 Tessalonicenses.
2. As quatro cartas grandes: Gálatas, 1 e 2 Coríntios, Romanos.
3. As quatro cartas do cativeiro, em que Paulo declara-se "prisioneiro": Filipenses, Colossenses, Efésios, Filemon.
4. As três cartas pastorais: Tito e 1 e 2 Timóteo.

III. Ordem "cronológica"

Para definir a ordem das cartas Paulinas com o tempo que foram escritas ou sua "cronologia", opiniões estão divididas de acordo com os pressupostos de cada comentarista. Uma ordem possível pode ser a seguinte:
                                                      Ano
1 e 2 Tesalonicenses. . . . . . . . . . . 51
Gálatas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53
Filipenses. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53
Filemon. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  .  53
Colossenses. . . . . . . . . . . . . . . . . . 53
1 Coríntios. . . . . . . . . . . . . . . . . .  . 54
2 Coríntios 1-9. . . . . . . . . . .  .  .  .  .55
2 Coríntios 10-13. . . . . . . . .  .  .  .   55
Romanos. . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . 56
2 Timóteo. . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . 67
Efésios. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . ?
Tito e 1 Timóteo. . . . . . . . . . . . . .  . 80-90

Por fim, depois de apresentar os esquemas das cartas do apóstolo Paulo, acredito ser a "ordem temática," a melhor parte para entender os seus escritos pois está bem dividido em quatro grupos, e parece-me ser o critério mais claro e simples. Uma vez que seguindo a “ordem canônica”, o leitor perderá muitas informações importantes sobre Paulo, pois por serem seus capítulos extensos pode causar fadiga em quem estiver lendo (estudando). Quanto à “ordem cronológica” mesmo que seja a mais interessante porque tenta colocar cada carta em seu momento histórico, no entanto, não deixa, por um lado, de ser hipotética e, por outro, algumas cartas são integradas provavelmente por várias cartas. Por exemplo: a primeira aos Tessalonicenses, aos Filipenses, a segunda aos Coríntios, a qual complica a classificação.

Por: Professo Carlos Eduardo

















Anterior Proxima Página inicial