Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » Aprovação Pontifícia

Aprovação Pontifícia

18 de fevereiro de 2017

Hoje, com muita alegria, todos os Padres e Irmãos barnabitas relembram o dia da Aprovação Pontifícia da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo. Completando 484 anos dessa data tão importante para nós barnabitas.
Na Constituição n°. 2 está escrito: “A nossa família, composta de sacerdotes, de candidatos ao sacerdócio e de irmãos coadjutores, que professaram, é Ordem clerical de votos perpétuos e solenes, de direito pontifício, aprovada por Clemente VII em 1533. Na tradição doméstica é denominada Congregação e seus membros chamam-se Barnabitas, em lembrança da Igreja de São Barnabé, em Milão, que lhes foi o primeiro centro de atividade”.
O Santo Fundador, Pe. Antônio Maria Zaccaria, animado pela ordenação do Pe. Bartolomeu Ferrari, e pela chegada de novos membros ao convívio fraterno, resolveu pedir à Santa Sé a aprovação da Ordem. Isto aconteceu no dia 18 de fevereiro de 1533, por meio de um Breve, o Papa Clemente VII aprovou a fundação dos Barnabitas.
Segundo a ata da fundação oficial, escrita pelo Pe. João Batista Soresina, os membros eram: o Superior  Pe. Antônio Maria Zaccaria, homem gentil cremonense e filho único, e com ele esteve o nobre Sr. Bartolomeu Ferrari, o magnífico Sr. Tiago Antônio Morigia, O Pe. Francisco de Lecco, o Sr. Camilo de Negri e o Sr. Melchior Soresina, que depois será chamado João Batista.
Agradeçamos a Deus pela vocação dos primeiros membros da Ordem, e peçamos ao Espírito Santo para que sempre ilumine a todos os Padres e Irmãos barnabitas, assim também, aos formandos que estão se preparando para continuarem o projeto de Santo Antônio Maria Zaccaria na Igreja.


Por: Isaac Segovia Postulante barnabita
Anterior Proxima Página inicial