Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » "Identidade e Missão do Religioso Irmão na Igreja"

"Identidade e Missão do Religioso Irmão na Igreja"

25 de novembro de 2016

No dia 4 de outubro de 2015, na festa de São Francisco de Assis, foi apresentado este documento relacionado sobre a missão do Religioso Irmão. Quero expor alguma ideia que o documento traz sobre: Identidade e Missão do Religioso Irmão na Igreja; Para o leitor saborear melhor ao ler o próprio documento. Este tem como objetivo principal a valorização, a riqueza e a necessidade de todas as vocações na Igreja, especialmente a vocação à Vida Religiosa Laical de homens e mulheres.
É importante recordar que a vocação do religioso irmão é, em primeiro lugar, vocação cristã. É um chamado de Deus para assemelhar-se a Cristo, e seguindo Ele, contribuir à construção do Reino.
A identidade e a missão do religioso irmão se resumem na fraternidade entendida como dom, que este recebe do Deus Trindade e não meramente esforço pessoal. Por tanto, o irmão é um sinal de comunhão na comunidade religiosa e no apostolado. O religioso irmão é alguém, contemplando o amor do Pai, identifica-se assim com Jesus que, na Cruz, se entrega totalmente até dar a vida pelos seus irmãos. Testemunhar essa entrega total é a missão de um irmão religioso.
Neste sentido: "A vocação do irmão não é apenas a de ser destinatário do amor de Deus, mas também a de ser testemunha e mediação desse mesmo dom, do projeto de comunhão que Deus tem sobre a humanidade e que se fundamenta na comunhão trinitária".
Esse dom que o irmão recebe deve partilhar com seus irmãos na comunidade, e precisa transformar-se em dom que empurra para à missão, de sentir-se com Jesus filho amado do Pai, e vive em comunhão, e projeta a sua fraternidade em todo o seu apostolado, começando na própria comunidade levando uma vida de oração, serviço, etc.
A fraternidade do irmão é para a missão. Uma fraternidade em perfeita sintonia com uma Igreja em saída como disse o Papa Francisco na Evangeli Gaudium. Ir rumo às periferias deste mundo, de construir Igreja Povo de Deus, aberta aos homens contemporâneos de cada raça, cultura e credo.
Além da missão, o amor fraterno do irmão religioso se concretiza no apostolado que oferece ao Instituto através de numerosos serviços: educação, assistir os encarcerados, acolher os refugiados, etc. Todo apostolado dependerá do espírito de Carisma do Instituto.
Enfim, a identidade do religioso irmão caracteriza-se em três aspectos: mistério, comunhão e missão. Lendo o documento perceberá essa relação tríada que carrega a identidade do irmão religioso. Termino com a Palavra de Jesus: "E todos vocês são irmãos" (Mt 23,8).
Por: Carlos Eduardo
 








Bibliografia: CONGREGAÇÃO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E AS SOCIEDADES DE VIDA APOSTOLICA. Identidade e Missão do Religioso Irmão na Igreja. “E todos vocês são irmãos” (Mt 23,8). São Paulo: Paulinas, 2016


Anterior Proxima Página inicial