Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » Vocação: Mistério reencontrado

Vocação: Mistério reencontrado

23 de agosto de 2016

O Mistério pode ser reencontrado. E sempre há novidade. A vocação de uma pessoa pode "ser perdida e depois reencontrada com o Mistério". Para ilustrar esta tese vamos refletir o texto do Evangelho de João no episódio de Jesus conversando com a mulher Samaritana.
Acreditamos que o texto de João 4,5-29 é um exemplo extraordinário de colóquio vocacional. É certo que na Bíblia contém muitos outros exemplos neste sentido, mas este é particularmente significativo para os animadores vocacionais. É uma espécie de ícone que ressume e exprime todos os outros artigos anteriores sobre a vocação.
Vemos como uma necessidade abordar e olhar a prática de Jesus, com tanta sabedoria, no seu encontro com a mulher de Samaria que tinha ido buscar água na fonte de Jacó.
"Cansado da viagem, Jesus sentou-se à fonte". Jesus usa estratégia muito inteligente típico de um animador vocacional que, por si, é uma pessoa astuta. Vemos que Jesus está cansado, porque algo fez e não apenas esperar: animar vocação significa ir ao encontro de alguém, tendo em mente um plano bem feito.
O animador deve saber encontrar o ponto exato, pontos estratégicos onde está à vida e aonde o jovem vai procurar a vida. Onde fazemos animação vocacional? Será que nos contentamos em esperar sentados em nossas casas, organizando programas vocacionais extraordinários?
O poço na sociedade daquele tempo era a fonte da vida, uma condição fundamental de sobrevivência. Será que somos capazes de identificar os poços de hoje, aqueles lugares e momentos, aquelas provocações e perguntas, ou aquelas situações e fatos onde é inevitável encontrar os jovens, aquelas encruzilhadas por onde, necessariamente todos os jovens devem passar com suas ânforas vazias, com suas perguntas, com seus sonhos mal interpretados, com suas ânsias inibidas, com seu desejo profundo e intocável por autenticidade?
"[...] Então chegou uma mulher da Samaria para tirar água". Vemos o anonimato da pessoa, uma mulher. A animação vocacional é exatamente assim: é um serviço ou uma provocação que se dirige a todos sem excluir a ninguém. A animação vocacional é uma pastoral de conjunto. É uma ajuda e um caminho oferecido a todos os jovens.
Costumamos lamentar-nos sobre a escassez de respostas. Mas não pensamos que, muitas vezes, já no ponto de partida, nos limitamos em nós mesmos, reduzindo aos nossos, ou a bons, ou a aqueles que mostram interesses desde o primeiro momento. Será que temos coragem de caminhar por toda a parte, para o encontro de qualquer pessoa, mesmo naqueles lugares e àquelas pessoas às quais nos parece impossível? Estamos convencidos de que cada jovem traz dentro de si, uma pergunta vocacional que, inclusive com frequência indecifrável, e espera para ser lida e que em todo caso exige uma atenção particular do animador vocacional?
"Jesus lhe pediu: 'Dê-me de beber'". A proposta vocacional começa com um pedido. Ela é uma atribuição de responsabilidade, principalmente uma mensagem de estima por qualquer coisa que a pessoa possa fazer. É como se Jesus dissesse: Eu preciso de ti, de algo que somente tu farás. Claro que Jesus não pensava apenas d'agua terrenal, mas ele se aproveitou daquela circunstância para estabelecer um contato importante com a samaritana, pediu alguma coisa que aquela mulher tinha condições de fazer e de dar.
"A samaritana perguntou: Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou samaritana?". O método pedagógico praticado por Jesus conseguiu seu primeiro objetivo, criar e despertar interesse e causar surpresa. Sua pessoa não passa despercebida. Ele fez algo que não era comum, usou palavras poucas vezes usadas, estabeleceu relações que vai além dos critérios de raças ou de simpatia instinto, de religiões ou de identidades culturais.


POR: Carlos Eduardo e Isaac Segovia


Anterior Proxima Página inicial