Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » Deus salva sendo pequeno, próximo e concreto, diz Papa

Deus salva sendo pequeno, próximo e concreto, diz Papa

28 de julho de 2016

Papa presidiu Missa pelos 1050 anos do batismo da Polônia; na homilia, enfatizou três características de Deus e de Maria.

O Papa Francisco presidiu na manhã desta quinta-feira, 28, a primeira Missa em terras polonesas, no Santuário mariano de Jasna Gora, em Czestochowa. Chegando de papamóvel, saudou uma dezena de pessoas doentes e cadeirantes que o aguardavam na entrada.
Um susto logo no início da celebração: ao subir os degraus do altar, o Papa caiu, mas logo foi ajudado e pôde presidir a celebração normalmente.
Um dos lugares de culto e peregrinação mais importantes do país, o Santuário abriga a imagem da Virgem Negra, venerada por milhões de peregrinos todos os anos. Segundo a tradição católica, ela foi “pintada por São Lucas e apresenta o verdadeiro rosto de Maria”, embora especialistas assegurem que o ícone é bizantino e datado entre os séculos VI e IX.
A Virgem Negra
Antes de presidir a Missa, o Pontífice rezou brevemente na capela diante desta imagem, que apresenta algumas rachaduras provocadas por atos de vandalismo no século XV. Obedecendo uma tradição iniciada por Paulo VI, Francisco deixou à Virgem uma rosa de ouro.
Cerca de 300 mil pessoas entoavam cantos e orações no parque do Santuário, à espera do Papa. Centenas de bispos e sacerdotes de várias nacionalidades concelebraram a Missa, que recordou os 1050 anos do batismo da Polônia, a conversão do país ao cristianismo. O presidente do país, Andrzej Duda, e várias autoridades, também estavam presentes.
A Eucaristia foi celebrada em latim e polonês. A homilia do Pontífice foi lida em italiano e se concentrou em três conceitos: pequenez, proximidade e concretude de Deus e de Maria.
“Deus prefere encerrar-se no que é pequeno, ao contrário do homem que tende a querer possuir algo sempre maior. Deixar-se atrair pelo poder, a grandeza e a visibilidade é tragicamente humano; já o Senhor prefere os pequeninos, porque se opõem ao ‘estilo de vida orgulhoso’ que vem do mundo”.
Francisco também destacou que Deus é próximo, ou seja, não quer ser temido como um soberano poderoso e distante, mas gosta de caminhar com o homem. E a terceira característica é a concretude. “O Verbo se faz carne e o Eterno se comunica transcorrendo o tempo com pessoas e em situações concretas”. Nesta ótica, o Papa recordou a importância da fé na família, de pai para filho e, sobretudo, pelas mães e as avós, “a quem muito devemos agradecer”.

Maria: pequena, próxima e concreta

Depois de falar de Deus, o Papa atribuiu as mesmas características à Virgem Maria: é pequena, próxima e concreta. “Maria é a escada que Deus percorreu para descer até nós; é Ela o sinal mais claro da plenitude do tempo”.
Como explicou o Papa, Maria tem aquela pequenez amada por Deus, que pôs os olhos na humildade da sua serva e exaltou os humildes. Ela também é próxima, uma vez que ajuda o homem a descobrir o que falta à plenitude de sua vida. E por fim, a concretude. “Maria tem a peito os problemas e intervém, sabe identificar os momentos difíceis e dar-lhes remédio com discrição, eficácia e determinação. Não é patroa nem protagonista, mas Mãe e serva”.

Espelhar-se em Maria

Na conclusão da homilia, o Papa convidou todos a se espelhar na sensibilidade e imaginação de Maria ao servir quem passa necessidade, a dedicar a vida pelos outros sem preferências nem distinções, agindo na pequenez e acompanhando-os de perto, com coração simples e aberto.

JMJ

Francisco visita a Polônia por ocasião da Jornada Mundial da Juventude 2016. Antes da Missa, visitou o  Convento das Irmãs da Apresentação. Após a Missa, ele voltou para Cracóvia onde, logo mais, às 12h30 (em Brasília) participa da cerimônia de acolhida pelos jovens, no Parque Blonia.


Anterior Proxima Página inicial