(Igreja primitiva e Padres do Deserto)
A leitura orante da Bíblia,
ou LECTIO DIVINA, é um alimento necessário para a nossa vida espiritual. A
partir desta forma de oração, conscientes do plano de Deus e da sua vontade,
podemos produzir frutos espirituais em nossa vida.
Pois bem, a Palavra de Deus,
desde o começo do cristianismo, cumpre uma função importante. Ela nutre a fé e
orienta a vida dos fiéis.
Igreja Primitiva. Vejamos
algumas componentes da vida na comunidade primitiva, reunida para o culto: “Eles
eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna,
na fração do pão e nas orações” (At 2,42).
Posteriormente, São Paulo
dirá a Timóteo o seguinte “Ensinando isto aos irmãos, serás um bom ministro de
Jesus Cristo, nutrido com as palavras da fé e da boa doutrina, que tens seguido
fielmente” (Tm 4,6). “Até que eu chegue aí, dedica-te à leitura, à exortação, ao
ensino” (v.13). Quando fala da leitura: “Trata-se da leitura pública da
Escritura, tal como se praticava nas reuniões de oração na sinagoga (cf. Lc 4,16-21;
At 13,14-16). Alguns pensam que se alude aqui não só à leitura de textos do AT,
mas também de epistolas paulinas ou de outros escritos cristãos”(TEB, 1994) .
Padres do Deserto. No
séc. III, muitos homens (hoje conhecidos como Padres do deserto) se afastaram
do mundo e foram viver no deserto para se dedicarem melhor e exclusivamente a
Deus, na solidão, austeridade, renúncia dos bens, silêncio e oração, etc. Tais pessoas são:
Anton, Arsénio, Zacarias e muitos outros que sempre se sentiram movidas pela
Palavra de Deus.
Por outro lado mesmo
existindo, naquela época, um alto grado de precariedade na cultura e
analfabetismo, os monges (anacoretas e cenobitas) do deserto colocam a
Escritura no centro da sua espiritualidade. O uso das Sagradas Escrituras era
algo comum nos mosteiros do baixo Egito. Os monges aprendiam de cor alguns
versos dos salmos, frases do Evangelho e relatos do AT. Simplesmente, a Palavra
ocupava grande parte do dia. Era cantada, repetida, rezada, aprendida,
deixando-se por ela transformar.
Os eremitas dispunham muito
tempo para lembrar e meditar. Durante o trabalho eles recordavam alguma Palavra
ou frase da Escritura, que tinham aprendido de cor. Repetiam e tratavam pôr em
prática a Palavra meditada.
Eles faziam uma hermenêutica
(alegórico-espiritual) da letra do texto, caracterizada pela liberdade do Espírito.
Faziam, também, exegeses cristológicas do Antigo Testamento. De fato, Cristo
ocupa o centro de toda a Revelação. O AT, portanto, deve ser lido à luz do NT. Jesus
é o vencedor do Maligno antigo.
Resultados da Lectio
Divina. A Escritura protegia os
monges no combate espiritual. A Lectio Divina era um conforto espiritual e
psicológico na vida de solidão. De fato, a meditação da Palavra ajuda de modo
eficaz a viver com equilíbrio em todas as dimensões da pessoa. Em resumo, a
Palavra de Deus transmitida tanto de maneira oral como escrita era extremamente
importante na vida cotidiana da Primitiva Comunidade cristã e dos Padres do
Deserto. Eles se sentiam sempre na presença de Deus antes, durante e depois da Lectio Divina.
Autor:
Bibliografia
Bíblia Tradução Ecuménica.
TEB. - São Paulo : Loyola, 1994.
Bíblia de Jerusalém. -
São Paulo : Paulinas, 2002.
Bíblia Sagrada.
CNBB. - São Paulo : Canção Nova, 2012.
Diccionario Biblico. AUTORES
VARIOS. Mundo Hispánico.
Historia de la Lectio Divina. Izquierdo Antonio. - Roma :
Ecclesia, 2010. - Vol. 4.
Vocabulario Griego del Nuevo Testamento. Sígueme
Editorial. - Salamanca : Sígueme, 2001.