Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » Para seguir Jesus é preciso mudança de vida

Para seguir Jesus é preciso mudança de vida

20 de maio de 2015

Todos sabem como se deu o chamado dos primeiros discípulos. Os evangelhos narram-nos com simplicidade (cf. Mc 1, 16-20; Mt 4,18-22; Lc 5,1-11; Jo 1,35-40), logo após a prisão de João Batista, o precursor, Jesus, convicto de sua missão, inicia o seu ministério público. Por meio dele, deve anunciar a todos a Boa Nova do Reino de Deus.
Jesus anuncia o seu projeto dizendo: "Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: Convertei-vos e crede no Evangelho" (Mc 1,15). Trata-se de uma proposta prática, concreta e abrangente. Dirige-se a todos. Envolve a todos. Por isso Jesus convoca a todos e a cada um, deixando-os livres para aderir ao seu projeto.
Sendo assim, seguir a pessoa de Jesus não é tarefa das mais fáceis, pois este seguimento exige uma mudança de vida por completo, ou seja, uma conversão verdadeira causada pela força de sua palavra, por sua humildade e principalmente pelo seu amor. Que o diga isto, aqueles homens pescadores que, mais tarde se tornariam seus discípulos, de pescadores simples serão discípulos e seguidores de Jesus. Portanto, houve uma mudança de vida total, de pescador a discípulo.
Simão e seu irmão André estavam jogando as redes quando Jesus os viu e os chamou e, diz àqueles homens “Sigam-me, e eu farei vocês se tornarem pescadores de homens” (Mc 1,17). Neste instante acontece algo inesperado, sem hesitação eles deixam suas redes e começam a seguir Jesus. Andando um pouco mais, Jesus se encontra com Tiago e seu irmão João, eles estavam trabalhando com o pai Zebedeu, Jesus os chamou e, não resistindo também eles à força daquele chamado deixam o pai na barca e seguiram Jesus (Mc 1, 19-20).
            O chamado de Jesus aos primeiros discípulos, deixa um convite aberto a todos os que ouvem as suas palavras. Simão e André deixam a profissão; Tiago e João deixam a família e tudo o que ela possuía. Seguir Jesus implica deixar as seguranças que possam impedir o compromisso, e colocar-se a caminho atrás do Mestre.
Esse é o caminho da conversão, fruto de um novo nascimento, de um nascer do alto (cf.Jo 3,3ss). Jesus faz um convite àqueles homens, a desprender-se das coisas do mundo para abraçar as coisas de Deus e a novidade do Reino inaugurado por Ele. E, assim, guiados pelo Espírito de Deus se tornarão discípulos de Jesus.

Portanto o seguimento de Jesus, exige uma mudança radical, uma conversão total, uma doação completa ao Reino de Deus.

Anterior Proxima Página inicial