Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » A Direção Espiritual como parte da pastoral

A Direção Espiritual como parte da pastoral

22 de julho de 2014

A direção espiritual está inserida dentro da pastoral e é um carisma concedido à Igreja. Também é uma ação concreta no conjunto da tarefa pastoral, principalmente por aqueles que têm parte no cuidado das almas.
Esta pastoral específica procura o desenvolvimento espiritual de dons que muitos recebem, e atende a quem precisa de ajuda para chegar a uma vida espiritual mais elevada.
Dentro da espiritualidade zaccariana ocupa uma menção importante, já que o mesmo Santo Antônio Maria Zaccaria, através da Carta I (10108), se dirige a seu prezado orientador espiritual, Frei Batista de Crema, dizendo: “Querido pai, não se esqueça de mim e seja meu intercessor junto a Deus, para que Ele me livre das minhas limitações, da minha moleza e do orgulho”.
De fato o religioso barnabita passa pela experiência de ser orientado, como está nas Constituições da Congregação (139.3), que diz: “No caminho da perfeição, os noviços serão instruídos para se utilizarem de conveniente direção espiritual, praticável conforme o espírito e orientação eclesiais”. E ainda exige a Ratio Barnabítica 115: “São tarefas do diretor ou conselheiro espiritual acompanhar o candidato nos caminhos do Senhor, nutrir sua vida com sólida doutrina e com a prática da oração, e avaliar, juntamente com ele, o caminho percorrido para discernir a ação de Deus”.
Hoje em dia se pode observar que há uma crise na direção espiritual. É percebida uma verdadeira deficiência em alguns níveis, pois em muitos ambientes não se aceita esse tipo de acompanhamento, como se estivesse “fora de moda”. Entretanto, houve um tempo, não muito distante, em que era bom ter direção espiritual, tempo em que não se tinha vergonha de dizer que tinha um diretor espiritual.
De fato é bom analisar as causas desta crise para poder corrigi-las, dentro do possível. Atualmente, são buscados e solicitados bons mestres espirituais para acompanhar aos que buscam uma direção espiritual, porque hoje há um fenômeno que está acelerando a existência de um vazio interior no coração das pessoas. E somente uma direção espiritual autêntica pode nos ajudar a encontrar o discernimento e satisfação que nos leva ao cumprimento da vontade de Deus.
Por:




REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
Ø  ZACCARIA, A. M. Lettere, Sermoni, Contituzioni. Roma: 1986.
Ø  Constitutiones dei Clerici Regolari di S. Paolo. Roma: Barnabiti, 1984.
Ø  MENDIZABAL, Luis María. Dirección Espiritual. Madrid: B.A.C, 1978, p. 3-4.
Ø  RATIO BARNABITA. Projeto Formativo. Roma: 1999.
Anterior Proxima Página inicial