Postagem em destaque

ORDENAÇÃO PRESBITERAL

No dia 08 de Dezembro de 2017, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, na comunidade Igreja Matriz Sagrada Família, Mococa – SP...

Follow by Email

Inicio » » Encontro Nacional da Juventude Zaccariana 2014

Encontro Nacional da Juventude Zaccariana 2014

9 de maio de 2014

Como é do conhecimento de todos, o ENJUZ, Encontro Nacional da Juventude Zaccariana, aconteceu em Belém do Pará, de 1º a 4 de maio, aproveitando o feriado prolongado do dia do trabalhador.
Participaram do Encontro quase 200 jovens de 8 das 10 paróquias dos Barnabitas no Brasil. A paróquia anfitriã, dessa vez, foi o Santuário Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará, que organizou muito bem todos os momentos do encontro, desde a recepção dos participantes de outras cidades do Pará, dos outros estados e do DF, até a volta de todos para suas casas, sem falar do miolo do encontro propriamente dito. O espaço utilizado, a Casa de Plácido, ambiente que acolhe os peregrinos de N. Sra de Nazaré, foi muito adequado para as refeições, palestras, grupos e até para a Missa no sábado, dia 3 de maio.
Os jovens eram do Pará (Belém, Bragança, Capitão Poço e Vigia), de Fortaleza (CE), Samambaia (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), além de um grupo de Santiago do Chile (Parroquia Madre de la Divina Providencia). Infelizmente, não contamos com a presença de jovens das paróquias de São Miguel do Guamá (PA) e de Nossa Senhora do Loreto (RJ). Tivemos a participação de, pelo menos, um representante da paróquia São Diogo (Fortaleza-CE) e de um bom grupo de São Paulo Apóstolo (Copacabana-RJ), essas duas, participando pela 1ª vez.
Vários padres barnabitas participaram ativamente do ENJUZ, marcando presença no encontro. A coordenação geral ficou a cargo do Pe. Luiz Carlos Nunes Gonçalves, residente em Belém. Tivemos, também a presença do Pe. Giannicola Simone, coordenador da juventude zaccariana em todo o mundo barnabítico. Presidiu a Missa de abertura e dirigiu a palestra sobre o tema do encontro (Jovem e santidade), o Pe. Francisco Assis Felintro de Oliveira, Provincial do Norte do Brasil, enquanto que o lema zaccariano (O caminho para Deus é humano) ficou a cargo do Pe. Luiz Antônio do Nascimento Pereira, da Província Centro-Sul do Brasil. Vários seminaristas barnabitas também estavam presentes, oito do Pará e três da Província do Centro-Sul, João Carlos Ribeiro (Chile), Wagner Domingos Barbosa (São Paulo) e Érico Constantino (Belo Horizonte).
O ENJUZ terminou no domingo com a Missa das 8 horas no Santuário Basílica e com um giro pela cidade, visitando muito rapidamente pontos como as Docas, a Catedral e o Museu de Arte Sacra (só externamente) e o Pontal das Garças.
Fica aqui o agradecimento pela acolhida que os jovens zaccarianos de Belém, que o pessoal da cozinha e que as famílias que hospedaram os jovens de fora proporcionaram a todos nós. E, é claro, agradecemos de modo especial aos Barnabitas da Província Norte do Brasil por terem “vestido a camisa” do ENJUZ 2014.
Para mim, o ENJUZ alcançou seus objetivos, mas é preciso que cada grupo aprofunde o conhecimento de Santo Antônio Maria Zaccaria em suas paróquias de origem, criando laços afetivos com a pessoa e com os Escritos do nosso santo, pois ninguém pode amar quem não conhece.
Esperamos nos encontrar no ENJUZ 2015, em Belo Horizonte (MG), Paróquia Cristo Crucificado, de 5 a 7 de setembro, ou antes, através das facilidades das redes sociais ou até mesmo pessoalmente.

Por:
Anterior Proxima Página inicial