Postagem em destaque

ORDENAÇÃO PRESBITERAL

No dia 08 de Dezembro de 2017, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, na comunidade Igreja Matriz Sagrada Família, Mococa – SP...

Follow by Email

Inicio » » Paróquia Cristo Crucificado completa 25 anos de criação

Paróquia Cristo Crucificado completa 25 anos de criação

6 de março de 2014

Igreja Santo Antônio de Pádua
Ainda que um tanto atrasado, desejo registrar este acontecimento importante na Província do Brasil Centro-Sul: no dia 11 de fevereiro passado, a Paróquia Cristo Crucificado, confiada aos Barnabitas desde 1986 e criada como paróquia em 1989, comemorou 25 anos de vida pastoral.
Quando os Barnabitas chegaram a essa região de Belo Horizonte (MG), a extensão da paróquia era muito maior. As necessidades pastorais da região pediam um desmembramento do território paroquial, até então intitulado a Nossa Senhora das Vitórias. Era preciso encontrar o nome do titular da nova paróquia, o que foi feito por eleições livres e diretas no final de 1988. Ganhou CRISTO CRUCIFICADO, cujo “cabo eleitoral” foi a juventude da época. Definido o território, a nova paróquia ficou limitada a dois bairros: Goiânia, em Belo Horizonte, e Alvorada, em Sabará.
Construção da igreja Nossa Senhora da Ajuda
Tinha 3 comunidades: Santo Antônio de Pádua, Nossa Senhora da Ajuda e Senhora Santana, que foram consideradas “aeque principaliter”, termo canônico para dizer que a paróquia não teria igreja matriz e que as comunidades seriam consideradas equivalentes em importância. E é assim até hoje, quando, em 2008 surgiu nova comunidade, dedicada a Santo Antônio Maria Zaccaria.
Os 25 anos foram comemorados com um Tríduo, em que procuramos ressaltar os fatos mais importantes ocorridos na paróquia e em suas comunidades ao longo desse tempo e culminaram com a Missa Solene no dia 11 de fevereiro.
A paróquia teve como primeiro pároco, o Pe. Victor Baderacchi, seguido pelo Pe. Luiz Antônio do Nascimento Pereira, Pe. Wesley Pereira Machado, Pe. Artur do Couto Monteiro e, atualmente, o Pe. Sivonaldo de Araújo Maciel.
No dia 22 de fevereiro, a paróquia ganhou um presente de jubileu: a Ordenação Sacerdotal do Diácono Carlos Felipe Dias Evangelista, ex-coroinha da comunidade de Santo Antônio de Pádua que, se não se tornou Barnabita, reconheceu, em sua fala de agradecimento, a grande influência que os nossos padres tiveram para a sua vocação. Ele citou os padres Victor, Luiz Antônio, Artur, Fernando Negreiros e José Moreira, esses dois últimos já falecidos e que foram vigários paroquiais durante vários anos, ambos muito queridos pelo povo local. Agradeceu ao Pe. Sivonaldo pela acolhida e a todo o povo presente. Seus pais são ministros da Eucaristia na mesma comunidade onde Pe. Carlos Felipe foi coroinha.
Hoje a paróquia chegou a um momento importante na sua história: consolidar sua estrutura física, completando o que falta construir e aprofundar a obra da evangelização. Que o Cristo Crucificado seja o conselheiro dos religiosos e do povo da paróquia.
Por:
Anterior Proxima Página inicial