Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » 481° aniversário de Aprovação Pontifícia de nossa Congregação

481° aniversário de Aprovação Pontifícia de nossa Congregação

18 de fevereiro de 2014

Toda a Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (Padres e Irmãos Barnabitas) está em festa, pois hoje, 18 de fevereiro, a congregação completa 481 anos de aprovação pontifícia.
Santo Antônio Maria Zaccaria, nosso fundador, animado com a chegada de novos membros ao convívio fraterno, resolveu pedir à Santa Sé a aprovação da Ordem. E foi exatamente no dia 18 de fevereiro de 1533 que o Papa Clemente VII aprovou a fundação dos Padres Barnabitas.
A ata da fundação foi escrita pelo Pe. João Batista Soresina. Ei-la na íntegra:
“O princípio de nossa Congregação foi no ano de 1533, em S. Catarina, perto da Porta Ticina. O Superior foi o muito R. Pe. Antônio Maria Zaccaria, gentil-homem cremonense e filho único, e com ele esteve o nobre Sr. Bartolomeu Ferraro, o Magnífico Sr. Tiago Antônio Morigia, o Pe. Francisco de Lecco, o Sr. Camilo de Negri e o Sr. Melchior Soresina (chamado depois de João Batista), Sr. Francisco de Crippa, Sr. João Tiago dos Caseis, todos milaneses. Assim, estando o R. Padre cheio de ardente desejo de principiar a fundar a Congregação, passaram todos juntos, em S. Catarina perto de Porta Ticina, a viver em comum. Todos eles levaram o que lhes ocorreu como necessário. Quanto ao resto, fomos ajudados na subsistência pela Ilma. Sra. Condessa de Guastalla, que se servia do R. Padre para fundar o Mosteiro de S. Paulo Convertido, na Porta Ludovica.”
Roguemos a Deus, pela intercessão da Mãe da Divina Providência e de nosso pai fundador, Santo Antônio Maria Zaccaria, que abençoe a todos os irmãos e padres Barnabitas espalhados pelo mundo inteiro, para que todos continuem sendo no mundo renovadores do fervor cristão.
Parabéns à Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo. 

Fonte: Pe. José Meireles Sisnando, CRSP. Livro – Santo Antônio Maria Zaccaria, fundador dos Barnabitas e das Angélicas.


Anterior Proxima Página inicial