O evangelho pretende iluminar nossa
vivência desde o projeto único de Jesus quando anunciou o Reino e a humanização
do ser humano, desde a restauração de sua dignidade.
Em Mateus 5,1 diz: Ἰδὼν δὲ τοὺς ὄχλους ἀνέβη εἰς τὸ ὄρος· καὶ καθίσαντος αὐτοῦ προσῆλθαν αὐτῷ οἱ μαθηταὶ αὐτοῦ (Naquele tempo,
ao ver as multidões, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os
discípulos aproximaram-se dele). O início do texto nos situa parcialmente em um
monte. Desde esse lugar, Jesus começa sua pregação com o primeiro discurso
evangélico chamado O Sermão da Montanha,
ao que Mateus considera como um ensinamento essencial. O “monte” ou “montanha” encerra
uma grande simbologia, pois representa o lugar de encontro com a presença de
Deus, desde onde Jesus “fala”. Este marco geográfico pode ver-se como uma
analogia da manifestação de YHWH (em hebraico יהוה) no monte Sinai. Por
conseguinte, Mateus localiza a proclamação das bem-aventuranças na montanha como uma atualização do acontecimento de entrega dos mandamentos ao povo de
Israel e, igualmente, como renovação da aliança.
Em Mt 5,2 diz: Καὶ ἀνοίξας τὸ στόμα αὐτοῦ ἐδίδασκεν αὐτοὺς λέγων, (Então abriu a palavra e
começou a ensiná-los). Hebraismo indicando a importância do que vai se dizer.
Desde Mt 5,3 encontramos a palabra μακάριοι que provem de μακάριος [bem-aventurado,
feliz]. Na Bíblia grega dos LXX, a expressão μακάριοι (bem-aventurados) é utilizada no contexto sapiencial,
que é um elogio pronunciado pelo sábio. Por outro lado, o recurso especial no
NT é o uso deste término para a alegria diferente que vem por meio da
participação no reino divino. A verdadeira felicidades não é para os ricos e
seguros, mas sim para os pobres e oprimidos que somente são ricos em compaixão,
pureza e paz.
As bem-aventuranças iniciam o
cumprimento das promessas da Escritura, a renovação da aliança com YHWH (em hebraico יהוה) Jesus leva à plenitude o cumprimento
da lei e a renova para ser vivida como uma lei que conduz à felicidade, à
verdadeira irmandade, para a promoção da dignidade humana, ao trabalho pela
justiça e a fazer possível o Reino de Deus entre os seres humanos; Jesus anuncia
um discurso através do qual pretende ensinar para a gente e a seus discípulos
como ser feliz na vida.
Por fim, χαίρετε καὶ ἀγαλλιᾶσθε, ὅτι ὁ μισθὸς ὑμῶν πολὺς ἐν τοῖς οὐρανοῖς· οὕτως γὰρ ἐδίωξαν τοὺς προφήτας τοὺς πρὸ ὑμῶν (Exultai e
alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim
perseguiram os profetas que vos precederam (Mt 5,12)). Sem dúvidas, o
seguimento de Jesus nos leva a assumir as tensões cotidianas e, às vezes, nos
conduz a remar contra a corrente, mas caminhamos com esperança nas promessas de
Jesus, nossa verdadeira felicidade.
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