Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » Semana Teológica do ISTA e PUC - Belo Horizonte (MG)

Semana Teológica do ISTA e PUC - Belo Horizonte (MG)

15 de outubro de 2013

De 7 a 10 de outubro aconteceu a XIX Semana Teológica promovida pela Pontifícia Universidade Católica e Instituto Santo Tomás de Aquino, ambas localizada no Coração Eucarístico, bairro da grande Belo Horizonte - MG. O tema central foi “O desafio de crer em tempos de mudanças!”, onde cada dia começava com um momento cultural.
O primeiro dia da Semana Teológica contou com a participação de Dom João Justino de Medeiros Silva, bispo auxiliar de BH, que discorreu sobre a Exortação Apostólica Porta Fidei, focalizando os desafios e a perspectiva da Fé no mundo contemporâneo.
No outro dia, a Profª Drª Solange Maria do Carmo apresentou a experiência e transmissão da fé: método, linguagem e abordagem! Este assunto é um desafio para nós como futuros religiosos, porque se trata de transmitir a fé e como fazê-lo. Além disso, é necessária hoje na pós-modernidade a transmissão da fé? É um questionamento que ela fez durante a sua apresentação.
No terceiro dia esteve conosco o grande teólogo da América Latina, o Pe. João Batista Libânio SJ, ele nos falou sobre o tema: Creio, mas não pertenço! A dimensão eclesial da fé. Foi pertinente a sua abordagem e começou sua apresentação a partir da pergunta: Você crê em Jesus, na Igreja, na Religião? Após a palestra foi formada uma mesa redonda composta dos seguintes integrantes: Pe. Manoel Godoy, diretor do ISTA, o Pe. Cleto Calliman, coordenador do curso de Teologia do ISTA, a Profª Drª Solange Maria do Carmo, do ISTA e PUC, e um aluno do último período de Teologia da Arquidiocese de BH. Todos os integrantes da mesa falaram a partir das quatro palestras anteriores e focando o tema da semana teológica numa reflexão pessoal, aberta ao debate.
No último dia, o Pe. Luís Henrique Eloy nos falou sobre o crer e testemunhar: novas luzes para novos tempos! Em seguida, finalizando o evento, tivemos uma Missa presidida pelo bispo auxiliar de BH, Dom João Justino de Medeiros Silva.
Esta semana de reflexão aconteceu com a presença de alunos e professores de ambas as instituições (PUC-ISTA), nós, estudantes de teologia do Seminário Santo Alexandre de Sauli (Belo Horizonte -MG): Roberto Severino, Daniel Kaitalo e Isaac Segovia participamos deste evento acadêmico.
Cada um de nós, ao término desse evento, saímos satisfeito pelos temas e reflexões apresentadas durante a semana manifestando que foi muito proveitoso, e ajudou a continuar a reflexão tanto na sala de aula como no seminário.

Por: Isaac Segovia, aspirante barnabita da comunidade de Belo Horizonte (MG). 
Anterior Proxima Página inicial