Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » Peregrinação ao Santuário de Santa Teresa dos Andes (Chile)

Peregrinação ao Santuário de Santa Teresa dos Andes (Chile)

24 de outubro de 2013

O Chile tem em sua memória nacional a presença ativa e intensa de seus dois santos, Alberto Hurtado e Teresa dos Andes. A veneração aos dois tem algo em comum: uma peregrinação juvenil. Santo Alberto Hurtado motiva a “Caminhada da Solidariedade”, em agosto, e Santa Teresa, a “Caminhada dos Andes”, no mês de outubro.
A “Caminhada dos Andes”, em sua 23ª edição, foi realizada este sábado, 19 de outubro, tendo por tema “De Chacabuco ao Carmelo... Um caminho de santidade” e o lema 2013, “Peregrinos da Fé, Testemunhas do Amor”. Em um percurso em torno de 27 km até o Santuário donde se venera a S. Teresa dos Andes, os jovens são chamados a demonstrar o sentido de sua fé e, particularmente no contexto chileno, mostrar o rosto vivo da Igreja Católica e de Jesus Cristo, que resplandece nas faces alegres e contagiantes dos jovens caminhantes. É também um caminho de reflexão, que evoca uma comparação da vida como um caminho a percorrer, mas não a humanidade sozinha, e sim com o auxilio de Deus e a intercessão de seus santos.
Tal peregrinação é considerada uma das maiores peregrinações juvenis da América Latina, tanto por extensão como participação. Ao longo da caminhada existem 14 estações, cada uma com uma reflexão diferente, que são as responsáveis de animar os jovens no caminho até o Santuário, seja com cantos, coreografias, momentos de oração, etc. Essas estações são preparadas por movimentos e pastorais da Arquidiocese de Santiago.
A Paróquia Barnabita Nossa Senhora Mãe da Divina Providência esteve presente com suas comunidades e pastorais e, junto a ela, os religiosos estudantes Barnabitas e as Irmãs Angélicas, os quais, com muita alegria e entusiasmo, concluíram o percurso de 27 km. O cansaço é algo normal, porém o que se torna marcante é a felicidade por chegar ao Santuário e agradecer a Deus e a intercessão de S. Teresa por ter cumprido a missão. Ao chegar ao Santuário, todos são convidados a dirigir-se ao local onde se encontra sepultado corpo da Santa, e com um momento mais que especial de oração (não é sempre que estamos frente a uma realidade assim: uma pessoa humana como nós que alcançou a santidade!) concluir verdadeiramente a peregrinação.
Esse ano destacamos a vinda das caravanas de duas obras barnabitas aqui do Chile: o Colégio Cristo Salvador, da cidade de San Vicente de Taguatagua, e o Colégio Seminário Conciliar, da cidade de La Serena, para participar da “Caminhada dos Andes”, um autêntico y legítimo “caminho de santidade”.
Por:
Anterior Proxima Página inicial