Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » V Domingo do Tempo Comum

V Domingo do Tempo Comum

5 de fevereiro de 2011

Meus irmãos e irmãs,
Saudações em Cristo!
          A Palavra de Deus deste V Domingo do Tempo Comum nos convida a refletir sobre o compromisso cristão. Aqueles que foram interpelados pelo desafio do “Reino” não podem se remeter a uma vida cômoda e instalada, nem se refugiar numa religião; mas têm de viver de tal forma comprometidos com a transformação do mundo; que se tornem uma luz que brilha na noite do mundo e que aponta para a plenitude que Deus prometeu aos homens – o mundo do “Reino”.
          No Evangelho, Jesus exorta os seus discípulos a não se instalarem na tibieza, mediocridade, no comodismo, no “deixa andar”; e lhes pede que sejam o sal que dá sabor ao mundo e que testemunhem a perenidade e a eternidade do projeto salvador de Deus; também os exorta a serem uma luz que aponta no sentido das realidades eternas, que vence a escuridão do sofrimento, do egoísmo, do medo, e que conduz ao encontro de um “Reino” de liberdade e de esperança.
          A questão essencial que este trecho do Evangelho nos apresenta é esta: Deus tem um projeto de libertação e de salvação que conduzirá à inauguração de um mundo novo, de felicidade e de paz sem fim; e aqueles que aderirem a esse projeto têm de testemunhá-lo diante do mundo e dos homens com palavras e com gestos concretos, a fim de que o “Reino” se torne uma realidade.
          Como é que me situo face a isto? Para mim, ser cristão é um compromisso sério, profético, exigente, que me obriga a testemunhar o “Reino”, mesmo em ambientes adversos? Eu sou, dia a dia, o sal que dá o sabor, que traz uma mais valia de amor e de esperança à vida daqueles que caminham ao meu lado? Reflitamos.

Por: André Carlos M. Carvalho (Aspirante Barnabita)
Anterior Proxima Página inicial