Postagem em destaque

Profissão Solene do Ir. Lima

No dia 5 de Agosto final de semana passado o nosso caro Ir. Lima deu seu sim definitivo na sua profissão solene, ao passo que o terceiro do...

Follow by Email

Inicio » » 29 de Setembro: Dia dos Três Arcanjos

29 de Setembro: Dia dos Três Arcanjos

29 de setembro de 2010

            A Igreja Católica, tanto do Oriente como do Ocidente, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro. "Arcanjo" significa "Anjo principal" e a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro". A Bíblia narra que Deus também age de maneira direta em favor do homem por meio de intermediários, e estes são chamados de anjos. E é no livro de Tobias que aparece pela primeira vez o anjo da guarda, que por vontade do Senhor, guarda as pessoas que lhes são confiadas.
            Rafael significa “ Medicina de Deus”, “ Cura de Deus”, “ Fármaco de Deus”. É Rafael o encarregado de acompanhar Tobias durante sua viagem. Ele liberta Sara dos demônios e a põe em condições de tornar-se uma esposa feliz. Depois cura o velho Tobit da cequeira e, no fim da narrativa, revela sua identidade (Tb 12,15). Novo Testamento encontramos a mesma imagem de anjo. No Evangelho de São Lucas recorda-se de Gabriel na anunciação a Maria (Lc 1,19-26).
            A festa dos Arcanjos, em especial, São Rafael, quer nos lembrar uma verdade de nossa fé: Deus é aquele que se aproxima de quem está doente para curá-lo. São Rafael prefigura a ação de Deus que se realizará por meio de Jesus na cruz: a cura de toda a humanidade, doação de uma vida nova no Espírito Santo.
            A festa de hoje é também um convite para abrirmos os olhos e reconhecermos “os anjos do Senhor”que encontramos ao nosso lado. Somos “anjos do Senhor” quando ajudamos o próximo a se libertarem da escravidão dos ídolos, os fazendo compreender que “Ninquém é como Deus” (Miguel), quando curamos os seus males (e por intermédio de nós “Deus cura”), quando os ajudamos nas dificuldades (e assim fazendo a experiência da “força de Deus”).
            Por isso, é com alegria que a nossa paróquia na cidade de São Paulo, que tem como padroeiro São Rafael, juntamente com toda Igreja, celebra a festa dos Arcanjos, rogando a Deus para que, a exemplo dos arcanjos, sejamos cada vez mais "anjos" na vida daqueles que mais necessitam.

Arcanjos do Senhor, rogai por nós.
 
Por: André Carlos M. Carvalho (Aspirante Barnabita)
Anterior Proxima Página inicial