Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » A Sabedoria de Deus presente no pensamento zaccariano

A Sabedoria de Deus presente no pensamento zaccariano

7 de outubro de 2015

Olhando os Escritos de SAMZ encontraremos palavras sábias e orientações de um coração atento à voz de Deus. O Santo Reformador se preocupava pela boa e santa condução da missão. Assim, nas Cartas, Sermões e Constituições encontraremos grandes princípios de ação que fazem dele um homem sábio e iluminado pela Palavra de Deus.
1- No Sermão 1 achamos uma clara menção à Sabedoria de Deus: “Ó que sabedoria das sabedorias! Ó luz que não se alcança e que transforma os instruídos em ignorantes e os que enxergam em cegos! E, pelo contrário, transforma os humildes em prudentes e os brutos pecadores em mestres de sabedoria! E então, caríssimo, você ainda acredita que Deus, o máximo da sabedoria, tem falhas que não o deixam conduzir o que Ele mesmo fez? Não creia nisso! Porque a sabedoria de Deus chega com vigor a todas as partes do universo e o governa com justiça (Sb.8,1)”(cf. 20104). Não temos dúvidas que Sto. Antônio era um homem de fé e que reconhecia a presença ativa de Deus no curso ordinário da sua vida. Para ele não era nada de outro mundo perceber o agir divino.
Nas Constituições XVIII, o Santo disse: “Abra, então, o seu coração o mais que você puder, nem tenha medo da "peste que devasta ao meio-dia (Sl.91[90],6), sabendo que a malícia não pode vencer a Sabedoria e, por isso, não se preocupando com as coisas pequenas, você fará as grandes e fará tudo o que quiser” (cf. 31808). Deus é  conforto para quem caminha na sua Palavra. A pessoa sábia sempre saberá para onde orientar sua vida.
2- De fato, desde o Antigo Testamento, a Sabedoria é considerada um dom inestimável de Deus. Ela não tem preço e orienta toda a criação. Vejamos o que diz Jeremias 10,12: “Ele fez a terra pelo seu poder; ele estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus”.
Por outro lado, a Sabedoria não tem nada a ver com a fortuna, com o sucesso. O ser humano pode desejar muito, porém é Deus que concede o caminho certo, como bem expressa em Provérbios 19,21: “Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá”; e ainda fala: “O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos” (Pv 16,9).
3- Atitudes próprias de uma pessoa sábia:
a) Atitude de escuta. Para obter a sabedoria é preciso saber ouvir mais com o coração do que com os ouvidos. Com efeito, SAMZ mencionará, conforme se pode ver nas Constituições, o verbo “ouvir” 6 vezes. Nos sermões a palavra “escuta” aparece 2 vezes; “ouvir” ocorre 3 vezes, e assim por diante.
Concretamente, Mt 7,28 expressa melhor esta atitude dizendo: “Assim, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha”. 
b) Humildade. A sabedoria que procede de Deus gera humildade. Por isso, a pessoa reconhece que toda sua vida depende de Deus. Certamente SAMZ aconselhará: “Por isso, é preciso incluir a prática da verdadeira humildade para fortalecer toda perfeição” (cf. 31246).
c) Discernimento. Quem tem a sabedoria trata de manter sempre a mente clara e se afasta de expectativas negativas, procurando cotidianamente se manter no caminho de Deus.
Portanto, o sábio sempre irá pelo caminho da vida, elegendo fazer livremente boas obras: “E a este povo dirás: Assim diz o SENHOR: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte” (Jr 21,8). Deus nos concede liberdade, como bem Paulo nos fala, para buscarmos as coisas que são do alto (Cl 3,1-2). Portanto, SAMZ falará: “Tenham, porém, grande discernimento [...]” (cf. 30303).
- Seguidamente apresento alguns textos bíblicos para a reflexão:
Eclesiástico:
 a) 1,1-10
 b) 4,11-19
c) 6,23-31
d) 14,20-15,10
 e) 51,13-30
Sabedoria:
a) 1,1-11
b) 6,12-21                                                                        
Autor:
 




Bibliografia
Bíblia Tradução Ecuménica [Livro] / A. TEB. - São Paulo : Loyola, 1994.
Bíblia de Jerusalém [Livro]. - São Paulo : Paulinas, 2002.
Bíblia Sagrada [Livro] / A. CNBB. - São Paulo : Canção Nova, 2012.
Discernimiento y vida cotidiana [Periódico] / A. CATALÁ Toni.
Escritos (texto atualizado) [Livro] / A. ZACCARIA Antônio Maria. - Belo Horizonte : FUMARC, 2010.

La Sabiduría y Jesucristo [Livro] / A. GILBERT Maurice e ALETTI Jean-Noel. - Navarra : Verbo Divino, 1985. - 4. ed. :

Anterior Proxima Página inicial