Postagem em destaque

ORDENAÇÃO PRESBITERAL

No dia 08 de Dezembro de 2017, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, na comunidade Igreja Matriz Sagrada Família, Mococa – SP...

Follow by Email

Inicio » , » Dia Internacional de Oração contra o Tráfico de Pessoas

Dia Internacional de Oração contra o Tráfico de Pessoas

7 de fevereiro de 2015

O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, gravou uma mensagem em vídeo convidando o povo brasileiro a participar do Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, marcado para o domingo, 8, e que tem como tema “Acenda uma luz contra o tráfico de pessoas”.
 “Reservemos neste dia um tempo para acendermos uma vela e também para fazermos uma pequena oração pelas vítimas do tráfico humano”, disse dom Damasceno na mensagem.
O dia de oração ocorre na data em que a Igreja celebra Santa Josefina Bakhita, canonizada em 2000 por São João Paulo II. De origem africana, Bakhita foi raptada ainda na infância para ser escrava na Europa. Após quase 20 anos de maus-tratos e humilhações, foi entregue a uma família que decidiu levá-la à sua terra natal, deixando-a com as Irmãs Canosianas, ordem na qual se firmou.
No vídeo, dom Damasceno recorda a mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial da Paz deste ano. No texto, o bispo de Roma afirma que a Igreja “tem o dever de mostrar a todos o caminho da conversão, que induz a voltar os olhos para o próximo, a ver no outro – seja ele quem for – um irmão e uma irmã em humanidade, a reconhecer a sua dignidade intrínseca na verdade e na liberdade, como nos ensina a história de Josefina Bakhita”.
A Campanha da Fraternidade de 2014, que propôs o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” também foi lembrada pelo cardeal. “A Campanha da Fraternidade de 2014, com o lema 'É para a Liberdade nos libertou' (Gl 5,1) convidava a todos ao compromisso e solidariedade com as pessoas vitimadas pelo tráfico humano”, sublinhou.
A celebração do Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o tráfico de pessoas é promovida pelos Pontifícios Conselhos dos Migrantes e da Justiça, em parceria com a União Internacional dos Superiores Gerais.
No domingo, dia de Santa Bakhita, o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, cardeal João Braz de Aviz, presidirá uma missa em memória das 21 milhões de vítimas do tráfico para diversos fins, como exploração sexual, trabalho forçado, tráfico de órgãos e adoções ilegais, segundo o Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Escritório da Organização das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (Unodc).
Acenda uma vela
Um site preparado para o Dia Internacional de Oração e reflexão contra o tráfico de pessoas propõe que seja acesa uma vela simbolizando o pedido para que o tráfico tenha fim. No endereço podem ser compartilhados testemunhos “de esperança e liberdade”.
A Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB preparou uma arte com a oração proposta para a data.
Na página da CNBB no Facebook, utilize a hastag #acendaumavela para compartilhar orações e testemunhos contra o tráfico humano.
Assista ao VÍDEO.

Fonte: cnbb.org.br
Anterior Proxima Página inicial