Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » 32º Domingo do Tempo Comum: O Deus dos vivos (El Dios de los vivos) em Lucas 20,27-38

32º Domingo do Tempo Comum: O Deus dos vivos (El Dios de los vivos) em Lucas 20,27-38

10 de novembro de 2013

De mortuorum resurrectione
Corresponde meditar sobre a vida, a ressurreição, a esperança nas promessas de Cristo.

O evangelho começa assim: Προσελθόντες δέ τινες τν Σαδδουκαίων, ο ντιλέγοντες νάστασιν μ εναι (Naquele tempo, aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição (Lc 20,27)). Σαδδουκαος, ου, . Saduceu: membro de um dos partidos religiosos judaicos. Os saduceus erram ao negar a ressurreição, seja por ignorância perante as Escrituras ou por nãos acreditarem no poder de Deus. Tinham uma concepção materialista da vida; πτ  ον  δελφο  σαν· (Ora, havia sete irmãos (Lc 20,29)). πτά  [siete]: Pode-se, as vezes, apresentar ideias mais antigas sobre o significado do número. Quando os saduceus se referem aos sete irmãos, que se casam todos com a mesma mulher, é possível que tenham em mente uma série infinita.
Jesus se opõe aos saduceus com uma visão mais espiritual, no versículo 36 diz: οδ  γρ  ποθανεν  τι  δύνανται, σάγγελοι γάρ εσιν, κα υοί εσιν θεο, τς ναστάσεως υο ντες (porque já não podem morrer: são semelhantes aos anjos e, sendo filhos da ressurreição, são filhos de Deus.) νάστασις, εως, . [levantamento, ressurreição]. No Novo Testamento encontramos relatos de casos individuais de restauração à vida. Por conseguinte, os relatos se caracterizam pela sobriedade e a solenidade, e os despertares não são simplesmente milagres ilhados, mas sim sinais messiânicos. Pois bem, o que no versículo acima citado encontramos é um semitismo para dizer que eles agora pertencem ao novo mundo e participam da mesma vida de Deus. 
Finalmente, θες  δ  οκ  στιν  νεκρν  λλ  ζώντωνπάντες  γρ ατ ζσιν (Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; pois, para Ele, todos estão vivos (Lc 20,38)). Bom, pode-se afirmar que o texto permite ver ao Deus da história, que nos leva à plenitude, que é a realização total do esforço humano. Deus quer nossa vida em plenitude. Com a morte não se termina e fecha tudo, mas ela nos abre a porta à vida eterna. Na vida somos passageiros e peregrinos. Jesus dá a entender que a ressurreição é uma transformação em algo incomparavelmente melhor.
Boa semana para todos! Deus os abençoe sempre.

Corresponde meditar sobre la vida, la resurrección, la esperanza en las promesas de Cristo.
El evangelio comienza así: Προσελθόντες δέ τινες τν Σαδδουκαίων, ο ντιλέγοντες νάστασιν μ εναι (En esos tiempo, se acercaron a Jesús algunos saduceos, que niegan la resurrección (Lc 20,27)). Σαδδουκαος, ου, . Saduceo: Miembro de uno de los partidos religiosos judíos. Los saduceos yerran al negar la resurrección, ya sea por ignorancia de las Escrituras o por no acreditar en el poder de Dios. Tenían una concepción materialista de la vida;  πτ  ον  δελφο  σαν· (Ahora bien, había siete hermanos (Lc 20,29)) πτά  [siete]: A veces se pueden presentar ideas más antiguas sobre el significado del número. Cuando los saduceos se refieren a los siete hermanos que se casan todos con la misma mujer, es posible que tengan en mente una serie infinita.  
Jesús se opone a los saduceos con una visión más espiritual, en el versículo 36 dice: οδ  γρ  ποθανεν  τι  δύνανται, σάγγελοι γάρ εσιν, κα υοί εσιν θεο, τς ναστάσεως υο ντες (porque ya no se pueden morir: son como los ángeles y, siendo hijos de la resurrección, son hijos de Dios) νάστασις, εως, . [levantamiento, resurrección]. En el Nuevo Testamento encontramos relatos de casos individuales de restauración a la vida. Por consiguiente, los relatos se caracterizan por la sobriedad y la solemnidad, y los despertares no son simplemente milagros aislados sino signos mesiánicos. Ahora bien, lo que en el versículo arriba citado encontramos es un semitismo para decir que ellos ahora pertenecen al nuevo mundo y participan de la misma vida de Dios.
Finalmente, θες  δ  οκ  στιν  νεκρν  λλ  ζώντων,  πάντες  γρ ατ ζσιν (Dios no es Dios de muertos, sino de vivos; porque, para Él, todos están vivos (Lc 20,38)). Bueno, se puede afirmar que el texto permite ver al Dios de la historia, que nos lleva a la plenitud, que es la realización total del esfuerzo humano. Dios quiere nuestra vida en plenitud. Con la muerte no se termina y cierra todo, mas ella nos abre la puerta a la vida eterna. En la vida somos pasajeros y transeúntes. Jesús da a entender que la resurrección es una transformación en algo incomparablemente mejor.
Buena semana para todos! Dios les bendiga siempre.
Por:
Anterior Proxima Página inicial