Postagem em destaque

Ação evangelizadora no Brasil

No Brasil, a Igreja agora se orienta para novas frentes de implementação do anúncio querigmático do Evangelho. A Conferência Nacional dos...

Follow by Email

Inicio » » Feliz dia dos Religiosos(as)

Feliz dia dos Religiosos(as)

18 de agosto de 2013

A vida religiosa, em sua essência, é a liberdade de dizer sim, sem reservas, ao projeto de Deus. O Homem ou a mulher que se consagra a Deus na vida religiosa vive essa liberdade expressada nos três votos que professam: pobreza, castidade e obediência. 
Mas como falar de vida religiosa hoje em um mundo tão marcado pelo secularismo? Como esse projeto atinge a juventude de nossos dias?
Sim, não podemos dizer que é fácil, mas creio que nunca foi. Desde seus primórdios a vida religiosa passa por seus problemas, mas, muito além disso, passa pela alegria de cada religioso(a) que vive com amor sua entrega ao projeto e ao povo de Deus.
Deus em sua infinita sabedoria e misericórdia vai, a cada tempo, a cada necessidade, suscitando homens e mulheres capazes de ouvir sua voz e o seguir, e como tantas outras maneiras de responder esse chamado de Deus, a vida religiosa nunca deixou a desejar nessa escuta atenta e na disposição para servir.
Cada religioso e religiosa, com sua simplicidade e amor, contribui para que o projeto da Revelação de Deus chegue a tantos lugares onde ninguém quer ir, onde a dor e a violência dominam, e mais do que nunca, hoje no dia dos religiosos(as), somos chamados a atender também o apelo de nosso querido papa Francisco, e ser no meio do povo, profetas e verdadeiros missionários, que não se calam para a injustiça, mas que levam a frente, com sua própria vida, a mensagem de Cristo.
A cada religioso e a cada religiosa desejo meus mais sinceros parabéns e votos de perseverança, e que nossa amadíssima Mãe da Divina Providência seja nosso modelo e inspiração, e que o Bom Pastor, Jesus Cristo, nos dê forças e coragem para não desanimar frente as dificuldades que possamos encontrar.

Por: João Carlos Maria Ribeiro, religioso barnabita.
Anterior Proxima Página inicial