"Meditar não é suficiente, meu querido; é
necessário unir-se a Deus, elevar a mente, rezar e contemplar mais".
1. Oração
vocal: também chamada de oração exterior,
é ordenada à
oração mental. Não é fim a si mesma, mas subordinada ao interior. Assim o Santo
disse: "Notem, porém, que a oração externa ou vocal foi feita para
o seguinte: animados pelo prazer e pelo sentido que ela traz possamos chegar, pelo menos no fim, a aprender a oração interior”.
o seguinte: animados pelo prazer e pelo sentido que ela traz possamos chegar, pelo menos no fim, a aprender a oração interior”.
2.
Oração mental:
2.1.) Natureza: a oração mental é precedida
pela meditação, (Costituiçoes XII e XVIII), e leva à contemplação.
2.2) Divisão: nos Escritos do Santo
encontramos três modos de dirigir-se a Deus:
2.2.1)
Oração: praticamente consiste em um diálogo com Deus.
2.2.2)
Petição: Uma das definições tradicionais da oração diz: "Petitio decentium a Deo - peço a Deus as
coisas acessíveis" (João Damasceno, De fide orth, 3,24; cf. Summa
Theologica, II II 83, 1.5.17).
2.2.3)
Ação de Graças: é o clímax da oração. O Santo Fundador Assim se
expressou: “Deste modo, finalmente, vocês poderão
chegar àquela situação de oração que é resultado da intenção, da devoção e da
experiência. E essa situação consiste em dar
sempre graças a Deus”.
3.
Pressupostos:
Vamos ver alguns esforços considerados importantes pelo Santo.
3.1) O Santo
coloca o silêncio nas condições da
oração em primeiro lugar: “Ensine aos Noviços o silêncio e outros comportamentos
exteriores, mas de acordo com a conveniência da Congregação, do tempo, do lugar
e da oportunidade”.
3.2) Segunda
condição é a leitura e meditação de
coisas devotas: “se vocês querem chegar com facilidade à Oração mental, leiam
coisas devotas, pensem nelas e, em suas mentes, sintam prazer em ruminar coisas boas (cf. Sermão 3)”.
coisas devotas, pensem nelas e, em suas mentes, sintam prazer em ruminar coisas boas (cf. Sermão 3)”.
4) Horários: Santo Antônio indica o tempo que seus filhos
terão que dedicar à oração.
4.1) Aos leigos: Dirigindo-se a Carlo Magni,
dá estas orientações: "Portanto, se nós quisermos estar com Deus e, ao
mesmo tempo, agir, falar, pensar, ler ou resolver problemas, o jeito é elevar,
muitas vezes, os olhos de nossa mente a Deus, por pouco ou por muito tempo, tal
como faríamos com um nosso amigo”.
4.2) Para os religiosos: As Constituições de
1579 estabelecerão meia hora pela manhã, com a possibilidade de uma extensão de
uma hora, e uma meia hora à tarde, mais um quarto de hora para ser dedicada ao
exame de consciência antes do descanso nocturno.
5) Frutos: O Fundador indica-os nas Constituições XVIII,
dirigindo-se aos reformadores:
5.1) O efeito
fundamental da oração é a iluminação
interior de quem a pratica.
5.2) A divinização do homem: "Experimente,
então, meu caro amigo, dialogar familiarmente com o Cristo Crucificado, por um
espaço de tempo curto ou longo, conforme a oportunidade, como você faria comigo
- e converse com Ele sobre suas coisas e também Lhe peça conselhos, sejam quais
forem os assuntos: pessoais, materiais, seus ou dos outros".